Como é que está a ser o vosso Verão? Bom? Mau? Assim assim?
O Verão e o Natal são as épocas do ano que eu mais gosto. A única diferença está no facto de eu contar desesperadamente os dias até ao próximo Verão, o que já não acontece com a época natalícia porque sinto sempre remorsos por não oferecer prendas a ninguém.
Com o Verão nada disso acontece porque nele não há espaço para remorsos ou arrependimentos, tristezas ou mágoas.
O Verão é a altura ideal para os sonos tardios e para as horas trocadas, para os festivais e para as tainadas, para ver os dias ficarem mais compridos - e por isso para evitar a depressão de ver a noite chegar às seis da tarde - e para ver o sol cair na linha do horizonte e esperar que nasça outra vez.
O Verão é também a melhor época do ano para emagrecer e por isso para dar nas vistas, para aproveitar as ofertas de emprego que outros recusam, para comer bem, para sair e conhecer novas pessoas e locais, para acabar o livro que começámos a ler ainda no Inverno e para o inevitável “lava-me porco” no vidro do carro que a água da chuva não limpa.
Com o Verão vêm também os amores – os que ficam enterrados na areia para serem desenterrados no ano seguinte e os que duram um pouco mais - e as desilusões a eles associados, os amigos com quem tomamos um copo e que esquecemos até os vermos no Verão seguinte, as amigas das amigas, as noites sem casaco que fica a ganhar pó no armário até à época fria, e os turistas e a família do estrangeiro que nos obrigam a aperfeiçoar uma língua que não é a nossa.
Inevitavelmente, o Verão é a época do ano que nos anima a alma - e as caipirinhas o corpo -, que arruma com as preocupações que preferimos esquecer para só voltar a pegar no mês seguinte, que dá aquele empurrãozinho às fantasias e às aventuras de uma só noite – e às vezes de mais – e que nos faz ocupar a memória do computador com os álbuns das vivências que recordaremos para sempre daquele quente e longo Verão.
Não sei se já vos disse que o Verão é uma época muito especial e os sonhos que se constroem das noites que rapidamente se tornam dias também. Por isso, posso dizer-vos garantidamente que o Verão é a minha praia e a minha praia é aquela que eu estou a ver precisamente ali ao fundo
___________________________________________________________________