“A
Ponte da Varela, lançada sobre a Ria – magnífico dom da Natureza e Alma-Mater
da nossa gente – veio facilitar a comunicação com a banda de cá, relegando para
lugar secundário a obsoleta carreira de lanchas.”
(prof.
Jaime Vilar – Murtosa, Junho 1971)
(fonte:
Câmara Municipal da Murtosa) Durante inúmeros anos, o povo protestou querendo
uma ponte que fizesse travessia entre as duas margens da Ria.
Em
1898 pensou-se fazer uma sociedade para a construção da ponte. Não havendo
seguimento à proposta, só em 1900, a pedido de forças políticas do concelho de
Estarreja, o Conselheiro Hintze Ribeiro mandou proceder ao seu estudo. Por
decreto de Janeiro de 1906, o Governo mandou abrir concurso para a sua
construção.
No
entanto, esse concurso não chegou a ser realizado pois houve a queda do
Governo. Em 1935, a Câmara Municipal da Murtosa mandou proceder ao estudo da
ponte e fazer um ante-projecto que foi apresentado ao Ministro das Obras
Públicas. Esta apresentação foi apoiada por uma comissão de todo o Concelho,
assim como pelos presidentes e vereadores das Câmaras Municipais de Estarreja,
Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha, que se deslocaram a Lisboa para esse
fim. O Ministro pediu o parecer à Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro.
Houve
diversas divergências quanto ao local da construção da ponte. Uns preferiam na
Béstida, outros no lugar da Varela. Ficou decidido, após diversos estudos, que
na Varela seria o local mais apropriado, dado que o canal neste ponto tem cerca
de 300 metros, muito mais estreito do que na Béstida.
A
Ponte de cimento e betão armado, com vãos largos para a passagem das
embarcações, foi finalmente inaugurada no dia 22 de Junho de 1964,
possibilitando a ligação das duas margens.
Mário
Rui
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