quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Brincadeiras de mau gosto

Recorda-se certamente de alguns casos recentes de violência nas escolas. Casos como a da adolescente que agrediu uma professora na Carolina Michaelis ou, mais recentemente, o dos jovens que apontaram uma arma de plástico à cabeça de uma professora, numa escola do Cerco.
Após este último acontecimento, a directora da DREN, Margarida Moreira, veio dizer que o acto foi uma brincadeira de mau gosto que ultrapassou os limites do bom senso. Ora bem, se parece haver aqui alguma brincadeira de mau gosto, eu atrevo-me a dizer que são as palavras de Margarida Moreira.
Que o sucedido ultrapassou os limites do bom senso, estamos de acordo. Agora, apontar uma arma, ainda que falsa, à cabeça de uma professora, não é uma brincadeira de mau gosto. Eu acho que é um delito grave. Mas digam-me se estiver enganado.
É que o caso parece sério. Em primeiro lugar, aquilo não foi a brincar. E se foi, foi muito bem encenado. E depois, não foi de mau gosto. Foi um puro acto de delinquência. Mas isto sou só eu a dizer. As pessoas têm a sua opinião.
A acreditar na classificação da directora da DREN, o caso da escola Carolina Michaelis foi, também ele, uma brincadeira de mau gosto. De certo que ao toque da campainha, a menina e a professora sairam juntas para o bar e tomaram um café e um pastel. A menina pediu desculpa à professora por lhe ter chamado nomes e esta lá desculpou. E as coisas ficaram por ali.
Ora, grave grave, é se os estudantes interpretam esta tendência como um padrão: quem ameaçar professores com violência física e verbal, conseguirá, no final do período, melhores notas. Aí teremos razões para nos preocuparmos. Agora com brincadeiras de mau gosto como estas?! De costas voltadas para o quadro durante o resto da aula e está o problema resolvido.
Já agora, não foi Margarida Moreira que suspendeu de funções um professor por alegados comentários sobre o primeiro-Ministro? Sinceramente! Estas brincadeiras de mau gosto...


Rui André de Saramago e Sousa da Silva Oliveira

Sem comentários: