sexta-feira, 24 de junho de 2016

BRITAINADAS





Mário Rui
___________________________ __________________________

Brexit: Donald Trump considera “fantástico” saída do Reino Unido da UE


Brexit: Donald Trump considera “fantástico” saída do Reino Unido da UE
A expressão do candidato presidencial que tem defendido a opção de saída do Reino Unido da EU foi proferida aos jornalistas esta manhã na Escócia.
Jornal Económico
Confessemos que mesmo para entretenimento do leitor desavisado, esta opinião tirada do cadastro deste “grande timoneiro” das massas ($), riscando-se, claro está, o nome e a morada do cretino, que nada soma ao problema europeu, só pode prejudicar gravemente o bom-senso de qualquer europeu com dois olhos na cara. Vai-te pentear, bem precisas!  

 

Mário Rui
___________________________ __________________________

"Reino Unido” contra a União.


A ideia de união parece estar irrevogavelmente condenada a permanecer ambígua. Posso estar a ver mal a coisa mas julgo que interpretar a união como sendo um fardo e não um privilégio, não augura nada de bom. Pior ainda é assistir ao arrefecimento desta adesão justamente no momento em que a Europa está mais quente e ávida de laços que, ao invés de fortalecerem, mais negligenciam o presente e nos fazem temer o futuro. E como uma história tem sempre dois lados, convirá também lembrar que David Cameron em muito terá contribuído para a descrença britânica relativamente à União Europeia quando, no tempo de Tony Blair, emparceirou na vaga antieuropeísta durante a sua rota política contra este último. Parece que tudo se paga nesta Europa. Do “Brexit”, infelizmente estamos conversados. Agora é só esperar que não apareça por aí um “Frexit” ou, quem sabe, um “Prexit”. É que por cá há igualmente muitos que confiança é o que menos oferecem e lealdade é o que deles menos se espera.
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Brexit - "Leave" or "remain"?


Brexit - "Leave" or "remain"?
Reino Unido decide hoje, em referendo, se continua na União Europeia.
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Fartei-me dos menus do Euro 2016

 
Depois de assistir a tanto ego futebolístico de algumas partes interessadas e outras desinteressadas, coisa parecida com aquela sequência estúpida de zeros e uns dos computadores, parece-me mais sensato passar a mero espectador em lugar de comentador. Fica-me bem pois se cometo um acto embaraçoso, normalmente fico envergonhado. Se são outros a cometê-lo, rio-me da tão pouca vergonha deles. Ora, por ser a serenidade um estar feliz após muita actividade, que rapidamente me enfastiou, despeço-me hoje do Euro 2016. E viva a bandeira do meu país. Ainda é a única que não me enfada! Boa tarde.
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Ponte da Varela - 52 anos depois.



52 anos depois
Parabéns, Varela. Há pontes íntimas, familiares, incapazes de dar um passo sem que os vizinhos não saibam.
Não sei por quantos mais anos nos servirá de passagem para a outra margem. Só sei que mais de meio caminho da jornada está percorrido, quer seja para um lado ou para o outro. E que o diga quem vai e vem. É um desinteressado mas sincero afecto aquele que nos argamassa ao embalo nostálgico da travessia da Varela, como se não fosse desde logo motivo de paixão o simples facto de almejarmos a Torreira tão modesta, tão lavada, tão risonha. Sem o consentimento de tabuleiro que tantas fisionomias exibe aos nossos sentidos, a viagem ficaria sempre sem poesia de observação. Sabendo-lhe um pedaço da história, que se liga à história de nós todos, acabo sempre com a ideia de que todo o espectáculo da Ria, depois do mar, da praia e da nossa fruição, é a tempo constante feito especialmente para o seu e nosso gozo.


Mário Rui
___________________________ __________________________

Ponte da Varela faz hoje 52 anos! (22.06.2016)


“A Ponte da Varela, lançada sobre a Ria – magnífico dom da Natureza e Alma-Mater da nossa gente – veio facilitar a comunicação com a banda de cá, relegando para lugar secundário a obsoleta carreira de lanchas.”
(prof. Jaime Vilar – Murtosa, Junho 1971)
(fonte: Câmara Municipal da Murtosa) Durante inúmeros anos, o povo protestou querendo uma ponte que fizesse travessia entre as duas margens da Ria.
Em 1898 pensou-se fazer uma sociedade para a construção da ponte. Não havendo seguimento à proposta, só em 1900, a pedido de forças políticas do concelho de Estarreja, o Conselheiro Hintze Ribeiro mandou proceder ao seu estudo. Por decreto de Janeiro de 1906, o Governo mandou abrir concurso para a sua construção.
No entanto, esse concurso não chegou a ser realizado pois houve a queda do Governo. Em 1935, a Câmara Municipal da Murtosa mandou proceder ao estudo da ponte e fazer um ante-projecto que foi apresentado ao Ministro das Obras Públicas. Esta apresentação foi apoiada por uma comissão de todo o Concelho, assim como pelos presidentes e vereadores das Câmaras Municipais de Estarreja, Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha, que se deslocaram a Lisboa para esse fim. O Ministro pediu o parecer à Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro.
Houve diversas divergências quanto ao local da construção da ponte. Uns preferiam na Béstida, outros no lugar da Varela. Ficou decidido, após diversos estudos, que na Varela seria o local mais apropriado, dado que o canal neste ponto tem cerca de 300 metros, muito mais estreito do que na Béstida.
A Ponte de cimento e betão armado, com vãos largos para a passagem das embarcações, foi finalmente inaugurada no dia 22 de Junho de 1964, possibilitando a ligação das duas margens.

Mário Rui
___________________________ __________________________

Disseram-me que era a Lua


Disseram-me que era a Lua. Lua cheia. E eu acreditei. Tem luz que me interessa, bem nítida, bem pessoal, uma individualidade topográfica, uma individualidade que tem fisionomia. Tem mais; só é inteiramente misteriosa a horas tardias. E ainda tem uma cantiga estranha que vale por uma sentença breve


Mário Rui
___________________________ __________________________