domingo, 31 de julho de 2016

Porto - Livraria Lello



Porto - Livraria Lello regressa às origens após restauro
Sítio dos livros com vida e destinos iguais aos do homem. É impossível passar por aqui sem lembrar que a idade importa porque tem história. Tão antiga que basta para contar a evolução de uma cidade inteira.
 

Mário Rui
___________________________ __________________________

Direcções


First Morning After Sweden Changed From Driving On The Left Side To Driving On The Right, 1967
Não se pode mudar o destino do dia para a noite, mas sempre se pode mudar de direcção da noite para o dia.


Mário Rui
___________________________ __________________________

Papa Francisco: quietude e oração em Auschwitz


“Distanciado da comitiva, sozinho, de cabeça erguida, Francisco entrou, hoje, no campo de concentração de Auschwitz, na Polónia (TSF)”.
Papa Francisco: quietude e oração em Auschwitz
O silêncio vinga em Auschwitz. Visitei em tempos Dachau. Era Verão, havia sol, mas tudo aquilo me pareceu um grande mar de Inverno! Frio, prenúncio de coisa horrível, hoje rascunho que naquela letra larga e ampla me deixou, e deixa, ideia do que foi. Pareceu-me sítio, isso sim, de uma névoa de serenidade eterna. Nem os pássaros por lá paravam, talvez sinal do modo como, eles próprios, responsabilizavam as desinteligências crescentes que pariram o horror. Mantenho ainda hoje essa visão, tal foi o medonho que me veio à imaginação. E insisto no propósito de dizer, só para lembrar, que para milhões, a facilidade e a felicidade em nascer mais não foi senão o indício misterioso de um destino inacreditável e de imprevistas desgraças. Francisco deve ter rezado pelo não ressurgimento da barbárie e em especial pelo assegurar do bom siso aos homens, o que possa manter o mundo nos justos limites indicados no livro da boa convivência. (29 Julho 2016)


Mário Rui
___________________________ __________________________

Presidente do Eurogrupo desapontado por Portugal não ter sanções


Desapontado por Portugal não ter sanções (LER AQUI)
Nada mais cristalino do que isto, pois não acham? Relendo o que aqui se escreve e em especial o que diz esta “solidária” gemedora hiena, julgo que socialista, é caso para afirmar que camaradagem de confiança é o que menos se oferece e então a amizade é o que menos se espera. Da noite para o dia, os “aliados” convertem-se em inimigos e os inimigos em amigos. Confuso mundo, este! É pena é que alguns radicais por cá instalados apenas diabolizem uns na tentativa de dissimularem muitas vezes interesses e estratégias, mas jamais sejam capazes de celebrar outros quando as suas boas condutas, ainda que poucas, se mostram amigas, parceiras. Têm agora uma boa oportunidade para tal embora duvide que o façam. Há que aprender a discernir isto!
 

Mário Rui
___________________________ __________________________

Parabéns, Afonso Henriques! Volta, se calhar até já estás perdoado


Pese embora não haver unanimidade quanto ao dia em que veio ao mundo aquele que viria a ser o primeiro rei de Portugal, apelidado de "o Conquistador", assume-se agora que terá sido lá pelo dia 25 de Julho de 1109. Assim, passam hoje 907 anos sobre o nascimento de D. Afonso I, mais conhecido por D. Afonso Henriques. Ensinaram-me os professores, e nisso também as carteiras da escola primária me deram preciosa ajuda, que entre a perda do ano e a mais que certa perda do brio escolar, sempre era melhor ouvir atentamente uns e tomar bom assento de trabalho e estudo nas outras por forma a evitar tais danos às primeiras luzes intelectuais. Era o tempo em que aprendíamos uma série interminável de noções gerais, mas quantas vezes lapidares, sobre todas as coisas deste mundo. Quando a aula corria mal, também nos ensinavam a pôr o dorso curvo, mas pronto, a primária, quando não preparava para diversos ofícios, virava sala turbulenta, muitas vezes uma aventura. Bom, mas voltando então ao aniversariante, dele sempre fiquei com uma ideia fixa ainda que, concedo, não raras vezes de caligrafia tremulante pois mais tarde vim a saber que afinal o homem batia na mãe. Ora, se foi daí que a sua propagandeada musculatura tirou a rijeza de que ainda hoje goza, então há que dizer que o deviam ter posto numa escola primária. Teria aprendido a ser filho e homenzinho. Dito isto, volto-me agora para o outro lado, o que melhor o caracterizou; quando dava ares de chefe, dizem, punha a barriga para diante e cruzava os braços na espada, como quem dizia ao país: «peço a palavra!». Aqui já era um caderno de significados. Grande Afonso! Mas também quando lhe cheirava a gente a mais lá pelo condado, acho que tinha um ar sonhante de bailado mouro, intermédio dançante onde a espada, a armadura e o cavalo, não eram propriamente jogo dócil, nem diversão de espécie alguma. Aludo a estes episódios, e assim fecho a data, só para lembrar que hoje já não são as pessoas que conquistam terras, cidades, independências, mas antes as ideias. E que gozo me daria saber o que pensaria o Afonso sobre isto. Afinal, parece que ninguém gosta do muito que se passa hoje mas, no fundo, todos dizem muito bem de coisas de que toda a gente diz, está muito mal. Parabéns, Afonso Henriques! Volta, se calhar até já estás perdoado. (25 Julho 2016)
 

Mário Rui
 
___________________________ __________________________
 

Jogos Olímpicos de 2016


Jogos Olímpicos de 2016, oficialmente Jogos da XXXI Olimpíada, mais comumente Rio 2016.
O evento ocorrerá entre os dias 5 e 21 de Agosto de 2016 e as Paraolimpíadas serão entre 7 e 18 de Setembro
O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã.
 

Mário Rui
___________________________ __________________________

Poké(mon) que há tanta gente maluca?


Estou deveras sensibilizado com esse avanço civilizacional que resultou do jogo que tomou de assalto todo o mundo. Ainda bem que veio. Ele é jornais, televisão, rádio, cura maleitas, afasta o imperialismo, concede bons salários a quem trabalha, iguala os desiguais, torna as pessoas democratas quando estão de férias, recusa reis e apoia republicanos. Que mais se pode querer? Ainda por cima corrige más aventuras, as extravagâncias e faculta-nos o antídoto que nos preserva o bom senso. Joguem, joguem muito, pois é educativo e a alternativa também não é preocuparem-se agora com uma nação, isso é uma grande confusão. É Verão, está calor e, ao que já apurei, o bicho do jogo também dá um pára-sol de seda branca e um copo de água. Não desaproveitem esta fortuna, é de meios preços e não falece de condições legítimas de sucesso. E ainda vai restaurar a nitidez de um velho nome que é Portugal! Tem só mais uma coisinha, o bicho; lembra-me aquela história do viajante perdido que ao atravessar o deserto encontrou um pente na areia. Pensou o viajante; “caraças, com um pente posso pentear-me. Não posso é fazer mais nada”.


Mário Rui
___________________________ __________________________

O encantamento das pequenas coisas














 
A quem ainda não entendeu que o encantamento das pequenas coisas nasce da identidade que as caracteriza, dirijo o seguinte pedido: desconfiem das vírgulas. Às vezes separam as qualidades mais requintadas do que temos. Nesses casos vírgula o ponto final antecipa melhor o que somos.
Mário Rui

___________________________ __________________________