segunda-feira, 29 de julho de 2019

Foxtrot Aventura

 
Foxtrot Aventura (LER AQUI)
De facto trata-se mesmo de uma “Foxtrot Aventura”. A dança de salão de origem americana, muito em voga por volta do início do século XX, definitivamente assentou arraiais em Portugal. Já relativamente ao padeiro – com o perdão dos seus pares de função – tornado “técnico especialista” em proteção civil, em Dezembro de 2017, pouco mais há que me pasme. De resto repare-se também em Newton, grande cérebro, claro, mas foi uma simples maçã ao bater-lhe na tola que o levou à descoberta da lei da gravitação universal. Não terá acontecido algo semelhante ao “técnico especialista”? Sim, talvez, até porque por cá, já um dia vi um fulano que chamou à graxa para as botas um preparado e imaginou-se logo um homem de ciência. E à vista do que para aí anda, entre aprendizes de feiticeiro, ajudantes de xerife, regedores, ministros e cabos d’ordens, só nos resta esperar que mais obras-primas desta força e competência aportem à República. Mas sempre lamentando que, atrás do grotesco de tudo isto, esteja uma coisa muito séria, muito grave, muito triste, que é o Estado a que chegámos.
 
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________


Por aí

Percurso do BioRia em Salreu/Estarreja
Tribunal Judicial de Estarreja
Hospital Visconde de Salreu - Salreu/Estarreja
Vista da cidade de Estarreja
 
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Há paisagens que também são estados de alma


Sobre a fé e o bem-estar clerical dos outros, dificilmente me ouvirão falar. Sobretudo porque às vezes responde a coisas que todos perguntam mas só alguns entendem. Não discutirei sequer fidelidades pessoais que possam perturbar o solene instante de quem quer comparecer. Com que desculpas explicaria um tal desregramento? Só fixei um instantâneo e, se me desse por entendido em alguns mistérios, daria quando muito um péssimo 'pensador' e ainda pior ‘retratador’. Isto porque há paisagens que também são estados de alma e cada um saberá como exprimir emoções e esperanças por conta própria. Ainda bem!


Mário Rui
___________________________ _____________________________

O hacker e a “Brigada Única da Verdade”.


“Se desconfiarmos que alguém mente, finjamos crença: ele há-de tornar-se ousado, mentirá com mais vigor, sendo desmascarado.”
Ministério Público e PJ encontraram indícios de que o hacker Rui Pinto entrou nos emails de procuradores e de funcionários da Administração Interna. Terá acedido igualmente a dezenas de outros endereços electrónicos do Ministério da Justiça, inclusivamente do juiz Carlos Alexandre, aos segredos do processo da Operação Marquês e ao processo BES. E, se assim for, mais uma vez é necessário, creio, demonstrar o tamanho da fraude perpetrada em nome da suma “transparência” trazida à estampa por um qualquer manhoso arauto da verdade. Coisa estranha, a informática, o hacker e sobretudo quem o apoia. Em particular essa gente que mostra uma sensação de regozijo com a suposta superioridade moral do dito, como se a justiça final ficasse ao cuidado deste novo pirata disfarçado de “fiscal” da transparência. Um sujeito sério, se quiserem até um pirata informático, dou de barato, vale por aquilo que a sua conduta evidencia, não pelo que agrada a umas línguas soltas dizer sobre os seus (perigosos) processos de invasão alheia. É pena que esta constatação ande muito ignorada no país das bravatas digitais onde a retórica sensacionalista parece valer mais que os actos concretos. E isto porque os discursos verborrágicos dele e os de quem o acha digno de grandes feitos, valem mais do que o conteúdo dessas mesmas pessoas. E, já agora, a fim de examinar o título de herói que alega ter ou que outros lhes atribuíram, alargue-se pois a investigação a todos eles. Talvez assim ficássemos esclarecidos a propósito dessa “Brigada Única da Verdade”.
 

Mário Rui
___________________________ _____________________________

Açambarquemos antes da greve... pois então

Ministro aconselha portugueses a abastecerem viaturas antes da greve (LER AQUI)
Fareis tudo o que o mestre mandar? Faremos todos!
Gente que não sabe o que diz. Mas antes de abastecermos, troquemos o depósito dos carros. Aconselho daqueles que levam 200 litros de combustível, no mínimo. Ou então, 'ferroviem-se'!
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________


Boris Johnson vence a corrida para a liderança dos conservadores

 
“Boris Johnson, o antigo mayor de Londres, venceu a corrida para a liderança dos conservadores e será, a partir desta quarta-feira, primeiro-ministro do Reino Unido”.
“O também ex-ministro dos Negócios Estrangeiros venceu Jeremy Hunt (que lhe sucedera no cargo) com 92.153 votos contra 46.656. Votaram 87,4% dos quase 160 mil militantes do Partido Conservador. Amanhã a rainha Isabel II deve dar posse a Boris Johnson como novo primeiro-ministro”.
(Oleg Popov/Getty Images)
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Ainda os fogos florestais

 
Tudo isto me veio à lembrança ao sentir que efectivamente o “fogo” que há nesses proeminentes saberes novos, se comunicam entre si. Atraídos para a arte de dominar a fogueira, seduzidos pela ciência fónica da palavra, patriarcas do combate à chama mas cheios de ignorados e desconhecidos sacrifícios, ei-los sentados na serenidade contemplativa do teatro de operações. E, na posse dos Contos Fantásticos capazes das soluções que apaguem todo o inferno das labaredas , lá vão dando nota do modo como se deve salvar o pinhal, a casa, o tractor, o cão, o gato, a pessoa, tudo, tudinho e mais um par de botas. Mas eu, magicando numa colecção de coisas avulsas que formam a ingénua sabedoria da minha ignorância, só lhes encontro em tanta sapiência uma fraca penetração no mundo real dos incêndios florestais. Acho-lhes é incompetência encoberta com o esforço de tanta salvação poética declamada. Sentam-se, nos ombros os galões, no peito as medalhas, por guerra nunca travada, quanto mais vencida, acendem-se os holofotes, a plateia agita-se, e lá vem a falta de nitidez de quem não pensa com segurança mas fala com convicção. Desgosta-me o estilo em que a prosa se confunde com o verso, sobretudo a televisionada; e quanto ao drama pessoal, ao pinhal, à casa, ao tractor, ao cão e ao gato, que é o tema eterno das obras de arte de vidas inteiras, noto especialmente pouco ou nenhum movimento vivificador, sinto é que as situações são apenas narradas em vez de proficuamente sucedidas. Afinal ainda não conseguimos perceber o que diz a mudez de uma grande floresta quando arde. Afinal 2017 é quase hoje. Apenas destaco uma ‘pequena’ coisa, que é tudo; a paixão de se ser bombeiro. Ao fim destes anos todos ainda lhes sinto calor, a ardência de um corpo que às vezes se queima, a vibração sensorial de quem se entrega ao martírio e se lança de peito aberto ao combate às chamas assassinas. O mais do resto, são fenómenos de sugestões que nos querem fazer passar no espírito na vã esperança de que elas provoquem hipnotização voluntária!

 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

O melhor seria chamar-lhe desacordo ortográfico.

 
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Mulher deitada no chão a receber medicação

 
Mulher deitada no chão a receber medicação. Hospital de Faro reage (LER AQUI)
Tão depressa a administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) garante que a imagem "não corresponde à verdade" e alerta para o perigo da publicação de imagens "descontextualizadas", tão rapidamente deveria ter dado explicações inequívocas quanto à alegada falsidade destes factos. Mas não o fez, vá-se lá saber porquê! Por outro lado, pelo menos no que me toca, não é minha intenção duvidar do profissionalismo de todos os técnicos de saúde que lá trabalham 24 horas por dia durante 365 dias do ano. Do que eu não gosto é de virgens ofendidas. E não creio ser uma boa estratégia de combate à notícia “falsa” enaltecer exactamente aquilo que se resume a uma resposta esfarrapada. De resto, ainda acho mais. Acho que o que possibilita esta perigosa maneira de retorquir ao que é supostamente falso, é justamente o facto de muitas administrações hospitalares depositarem em alguns políticos, e vice-versa, a esperança de calarem problemas semelhantes ao que, alegadamente, terá acontecido em Faro. Como essas expectativas são irrealistas, a decepção parece inevitável. A menos que nós mudemos o que pedimos dos governos, teremos aquilo que, de certa forma, merecemos. Aos médicos deste país, uma vénia. Esses, merecem-na! Não fazem política.
 
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________


O Primeiro Homem na Lua – a mentalidade de conquista







 
“Um pequeno passo para o Homem, um salto gigante para a Humanidade"

Nascido a 5 de Agosto de 1930 em Wapakoneta, Ohio (EUA), Neil Armstrong foi um dos três astronautas da histórica missão Apollo 11, que pousou na Lua a 20 de Julho de 1969. Os outros eram Michael Collins e Edward "Buzz" Aldrin. Collins permaneceu no módulo de comando em órbita, enquanto Armstrong e Aldrin fizeram a alunagem a bordo do módulo Eagle, no chamado Mar da Tranquilidade.
"Houston, aqui base da Tranquilidade. A águia pousou", disse Armstrong. Foi ele o primeiro a descer, pisando o solo lunar pela primeira vez na história e pronunciando uma frase que se tornaria célebre: "Um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a Humanidade".

Buzz Aldrin juntou-se a Armstrong e ambos passaram duas horas a caminhar sobre a superfície lunar, recolhendo 21 quilos de rochas, tirando fotografias e colocando uma bandeira norte-americana no solo, a mais de 380 mil quilómetros do planeta Terra.
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Por aí


 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Feitos marcantes para a Humanidade!


A ‘Serenata Lua Cheia’, no ‘Pateo’ das Escolas, Coimbra, visou assinalar os 50 anos do primeiro transplante de rim realizado em Portugal, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), em 20 de Julho de 1969, e, sobretudo, homenagear o seu principal responsável, o cirurgião Alexandre Linhares Furtado. No mesmo dia, o Homem pisava a Lua.
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________



O Minho, é Minho!


“Dicionário de Calão do Minho” (LER AQUI)
«Chama-se “Dicionário de Calão do Minho” mas, muito mais do que palavrões, são os regionalismos, gírias e outras linguagens marginais e informais daquela região e arredores que alimentam a obra agora lançada por João Carlos Brito».
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Estarreja d'outrora (anos 50)


Actual Av. Visconde de Salreu



Mário Rui
___________________________ _____________________________

Quando o secular come o progresso. Inexoravelmente.



 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Memórias

 
“Eu acabei a bandeira que foi colocada na Lua. Uma portuguesa ( de Vagos) colaborou na grande proeza”. (01 Agosto 1969)
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Partiu a 16 de Julho

 
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

quarta-feira, 17 de julho de 2019

PÉROLAS!!! !!! !!! !!!


 
Porque hoje há eclipse da Lua
Que bom foi. Sobra agora a obrigação de agradecer a esta gente maior pelo bem que nos fez. Com eles sonhámos, idealizámos, conseguimos e demos rumo às nossas afortunadas existências. Fecham-se ciclos de templos cheios de tesouros e depois vem-nos à ideia o tesouro do templo que erigimos! Que mais nos resta? The Dark Side of the Moon or The Great Gig in the Sky?

 
Mário Rui
___________________________ _____________________________


Só coincidência?

 
Estará a Lua a esconder-se da Apollo 11- missão da Nasa - pensando que ainda estamos em 1969?
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Diferenças consideráveis

 
Diferenças consideráveis (LER AQUI)
Contrastando com muitos que dão pontapés na bola, seguidos em regra por outros chutos na gramática e outros tantos, ou ainda mais, na imodéstia pessoal, os que batem nela com um pau deram-nos hoje uma lição de sabedoria. São hoquistas campeões do mundo e, nesse regaço interior, foram homenageados pelo Presidente da República. O que este último lhes transmitiu foi importante, não nego. Porém, o que quero agora sublinhar, no que a estes jogadores diz respeito, é o afago na atitude, a doçura no português usado, a sinceridade simples do que disseram e, em particular, o pensamento na fronte. Límpido, sem os costumados lugares-comuns, jargões e outros que tais infelizmente adoptados pelo futebol cá do burgo. É caso para dizer que quando a ajuizada consciência se despe da egocêntrica arma da vaidade, quantas vezes provadamente inútil, só pode moralizar a vitória e honrar o desporto. Seria excelente a assimilação deste exemplo de campeões por parte do nosso futebol que, indiferente, nos títulos rotos do seu “direito”, insiste em descarga sobre descarga que rasgue o adversário e lhe incendeie o horizonte. Deveria, esse futebol cercado nas suas antigas imoderações, tomar para si a lição do hóquei. Mas enfim, digamos que já se viu quanto vai do aprender aparente ao aprender real.
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Por aí





Mário Rui
___________________________ _____________________________

Comemoração do 31 de Janeiro

Embarque de passageiros na Estação de Aveiro com destino ao Porto, em 1911, para assistirem à comemoração do 31 de Janeiro.
(31 de Janeiro de 1891 – dia em que se verificou o primeiro movimento de cariz militar para derrubar a monarquia).
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

“Marqueteiros”

 
Se por acaso não existisse a idiotice publicitária em Portugal, apostaríamos então em quê? Talvez sonhando no bom senso de viver num período em que os criativos analisavam bem as frases – outra profissão que morreu – e em que os “marqueteiros”, para provarem a sua identidade, não tinham de se descompor. É de crer, porém, com as coisas neste estado desodorizante, que a cena se desenrolasse à frente, enquanto a sensibilidade deles se contorcia atrás. Fico agora à espera da criatividade que exalará de “lata” que desodorize mulheres. Deve vir bonita, deve, a "lata". Isso é que não era de homem!

 
Mário Rui
___________________________ _____________________________


segunda-feira, 15 de julho de 2019

Campeão do mundo de hóquei em patins!



 
Parabéns!
 
Portugal é campeão do mundo de hóquei em patins!
 

 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Egas Moniz - Avanca/Estarreja

 
António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz - Avanca/Estarreja
(Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 1949)
8 e 9 de Julho de 1901 - Provas de Doutoramento na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra com a dissertação “A Vida Sexual-Fisiologia”, com 17 Valores (Muito Bom).
14 de Julho de 1901 - Cerimónia de Doutoramento na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, tendo sido seu padrinho o Conselheiro José Luciano de Castro, representado por José Maria Alpoim de Cerqueira Borges Cabral.
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Se uma gaivota viesse...

 
 
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

sábado, 13 de julho de 2019

Protestos em Hong Kong


Estará a acabar a tinta da China? Reina a consternação! (LER AQUI)
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Um “galo” do caraças

 
É bem certo; tudo na vida é uma questão de “galo”. E, não tendo eu, confesso, grande “galo” com certas coisas, outras há que sobejam para me entreter e não chegam para me cansar. E não vale sequer a pena pensar muito, sobretudo se insisto em “galar” alguma causa pois nunca mais perceberia a razão pela qual há verbos que são tão pouco respeitados, coitadinhos. De resto, se o dia de amanhã, a seguir a um sábado, é sempre um domingo, e normalmente meio parvo, o melhor que há a fazer é começar já a juntar-me a gente de inegável talento para o puro e bom humor. É que se isto continua por muito tempo na mesma atonia, acabo dependente de assuntos que ficam em águas de bacalhau. Mal por mal, venha um “galo” vaidoso e cheio de trela. Eu dou uma gargalhada e o PAN também, se calhar. Que diabo, depois do Elmano Sadino nunca mais soubemos rir. Ríamos pois! Com um “galo” à antiga e daqueles de vida airada, pomos cá p'ra fora mais décimas de alegria do que uma sociedade por quotas.
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Por aí




 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Estarreja d'outrora

 
Praça Francisco Barbosa (anos 60/70)

 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

terça-feira, 9 de julho de 2019

Estaria Jean-Paul Sarte a falar do Facebook?

Que visão!
Na obra "A Náusea", o primeiro romance do autor:
 
“Estou sozinho no meio destas vozes alegres e razoáveis. Todos estes fulanos passam o seu tempo a explicar-se uns aos outros, a reconhecer com contentamento que são da mesma opinião. Que importância que ligam, meu Deus, ao facto de pensarem todos juntos as mesmas coisas. Basta ver a cara que fazem quando passa pelo meio deles um desses homens com olhos de pargo, que parece que andam a olhar para dentro, e com quem, de forma nenhuma, se pode chegar a acordo”.

 
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Vasco da Gama

 
8 de Julho de 1497 / 2019 - 522 anos
A armada de Vasco da Gama parte de Belém, em Lisboa, rumo à Índia. É composta pelas naus São Gabriel, São Rafael e Bério. Vasco da Gama atingirá Calecut e regressará a Lisboa em 1499.
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Por aí




 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

domingo, 7 de julho de 2019

Syd Barrett - Dark Globe


 
Syd Barrett - 6 de Janeiro de1946 / 7 de Julho de 2006
Músico e compositor inglês, fundador dos Pink Floyd.

 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Por aí

 
 
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

DJ

 


Mário Rui
___________________________ _____________________________

Adivinha-se um verão (do verbo ver) quente

 
 
Quando se está fatigado deste tempo pouco afável , nada doce, que nos visita, senta-se a gente na soleira da porta com um amigo da antiga mocidade e vamos conversando com os olhos cheios de passado. Se olharmos para o céu, que se supõe escuro, e está mesmo, de repente acende-se uma estrela de artifícios e vaidades. É quando os acasos providenciais da amizade, intimamente ligados às nossas vidas, se tornam esperança fácil do sol que há-de vir. Valha-nos isso. De resto, adivinha-se um Verão quente mas só lá para o Outono. Até pode ser antes, quando começar mais uma eleição de disputas e invejas políticas. Até lá, com os nossos deliciosos vagares reentrados nas simplicidades d’outrora, guardemos os bilhetes de outras velhas viagens e com muito sol.
 

Mário Rui
___________________________ _____________________________

The Doors: Jim Morrison morreu há 48 anos

 
James Douglas Morrison - 8 de Dezembro de 1943 / 3 de Julho de 1971

Era tempo de clamar por paz, amor, música. E o inconformismo do rock juntava-se à trilogia. Mas é sempre bom recordar quem nos fez sonhar e nos embalou em música que para uns foi uma espécie de Zen e para outros terá sido puro enlevo. Os que não gostavam, não ouviam. Mas o certo é que os homens dotados e que invariavelmente não compreendemos, distinguem-se dos outros devido a uma faculdade infinitamente maior de ver, de ouvir e de sentir. Envolvem-nos de espanto e de muitas histórias os poucos que, apesar de jovens e "indomesticáveis", realmente chegaram tão alto.
 

Mário Rui
___________________________ _____________________________

Cuidado! Tanta arrogância pode ser fatal


Eurodeputados do Partido do Brexit voltaram as costas ao hino europeu  (LER AQUI)
Pois, mas se se querem manter no vosso "esplêndido" isolamento, não é possível reduzir tamanha falta de lógica corporal à pura hipocrisia, ainda que esta seja uma parte importante da explicação? É que esse “sucesso” da saída da UE e a vossa insistente presença num Parlamento que já nada vos diz, começa a ser uma ofensa a todos os outros países que a integram. Se já não há mais tempo, ou paciência, para construir vínculos ou decisões em conjunto, então vão pela beirinha e não chateiem os outros. Os outros já estão fartos de "seletas" mas esgotadas aristocracias políticas.
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Duetos improváveis

Rod Stewart tirou foto com Marcelo e Marcelo tirou foto com Rod Stewart. Durante o concerto, na Altice Arena, Rod cantou, bem alto;
- I Don't Want to Talk About It, How you broke my heart.
Afinal, fiquei sem saber quem a tirou com quem.
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________