domingo, 28 de janeiro de 2018

Falhanço da TDT reconhecido


Falhanço da TDT reconhecido (LER AQUI)
Ao contrário do que seria suposto, no estudo, a TDT é descrita como o “parente pobre da televisão”, a que apenas 17,8% dos lares portugueses têm acesso exclusivo.
Gostava muito de vos falar dessa invenção do saber a que uns tantos deram o nome de TDT – televisão digital terrestre. Essa propalada grelha de grãos culturais que se atiram aos frangos famintos, raramente a vejo.
Não porque me esteja borrifando para esse modo expedito de absorver tanta fruição e cultura que dizem oferecer-nos, gente bondosa essa, sobretudo a da RTP, mas apenas porque não lhe vislumbro sequer imagem. Não há emissão, ponto final! Culpa de quem? Da tal invenção do saber de que vos falava no início.
Uma TDT que prometia ao país perfeição, proveito e arte de agradar. Toda uma torpe promessa, toda ela era e é uma sublime falsidade. Não há emissão via TDT, repito!
No local onde habitualmente repouso a aversão que nutro pelos coladores de estampilhas que vagueiam por entre a dignidade dos que lhes pagam o ofício de saquear o próximo, masoquistas é o que somos, a TDT é mentira!
Paguei-a, pago-a com o meu dinheiro e tudo o que me retribuem é (in)certezas que nunca se atingem. E isto é em si mesmo um mal, um prejuízo para todos nós quando imaginamos, e em particular contemplamos, o bem de uns à custa do azar dos outros.
Esta engenhoca terreste e digital é, mais uma e uma vez, a prova provada de que nos sentimos escolhidos e destacados para a desventura a que não temos direito, podendo, como deveria ser, sermos tratados antes como cidadãos de pleno direito.
Se este fosse um país que se respeitasse a si próprio, esta TDT já há muito tempo que teria deixado de ser mais um dos muitos certames de cretinos que nunca juraram respeito pela turba que só serve para os remunerar e, aí sim, estariam agora e por muito tempo a pagar pelas nutrições sempre auto abundantes de que lançam mão para enganar o contribuinte.
E depois digam-me que eu sou do contra. E já agora, dada a medíocre estofa de que é feita, digam-me também para que serve essa coisa que dá pelo nome de ANACOM. Só agora reconhece o falhanço?
Cinco ou seis anos de inércia para só agora nos dizerem que afinal a TDT era razoável porque podia ter sido muito pior? Povo de sono, é o que somos!



Mário Rui
___________________________ __________________________

Sir Winston Churchill


24 de Janeiro de 1965 - Morte de Sir Winston Churchill
 
Winston Leonard Spencer Churchill nasceu prematuramente a 30 de Novembro de 1874, em Blenheim Palace, Oxfordshire, na Inglaterra. Depois de uma carreira militar de pouco sucesso, incluindo o fracasso da Operação Dardanelos, em 1915, durante a I Guerra Mundial, veio a destacar-se como um dos maiores estadistas da história. Nomeado primeiro-ministro em 1940, o seu nome ficou indelevelmente ligado às vitórias que a Grã-Bretanha conseguiu na II Guerra Mundial, ao comandar a resistência europeia contra a Alemanha nazi. Embora o sucesso da vitória seja incontestável, Churchill não teve o apoio necessário dos ingleses, quando tentou a reeleição, e foi derrotado pelos trabalhistas nas eleições de 1945. Retornou ao poder em 1951, ano em que foi premiado com o Nobel da Literatura pela publicação das suas memórias. Em 1955, retirou-se da vida política. Morreu em Londres, em 24 de Janeiro de 1965. Cinquenta e três anos após a sua morte, é caso para afirmar que os dedos de uma só mão chegam para contar outros tantos que se lhe igualaram. E que falta fizeram, fazem, à velha Europa.

 
Mário Rui
___________________________ __________________________

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Vozes ribombantes da opulentíssima mioleira nacional


Vozes ribombantes da opulentíssima mioleira nacional
Tenho de admitir que é necessário um profundo equilíbrio mental para perceber a extravagante filosofia dos ’especialistas’ da floresta.
"Não quer dizer que o pinhal não vá ser pinhal. O pinhal vai ser pinhal e só é pinhal se tiver pinheiro. Mas, para nós termos um bom pinhal e um bom pinheiro que seja, também ele, resistente ao fogo, é preciso que este pinhal não seja só de pinheiro e tenha a boa composição e o bom ordenamento que ajude à sua resistência".
António Costa - 22 Janeiro 2018
Num apelo amputado de bom senso a esperteza acaba sempre por dar cabo da medida certa.
"O secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, admitiu à Lusa estar a estudar com as operadoras de telecomunicações o uso de aplicações que diminuam ou inibam o sinal emitido pelas redes móveis junto das estradas."
No manicómio dos credos legislativos rodoviários, não convém ao condutor perder a calma.
“Governo quer reduzir o limite de velocidade nas zonas urbanas a 30 km por hora. Ministro da Administração Interna anunciou também a carta de condução obrigatória para motociclos de 125 cm3”.
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

A tecnologia

Numa conversa com estudantes de programação, Tim Cook, o CEO da Apple, teceu algumas críticas ao uso “exagerado” de telemóveis e culpabiliza as redes sociais por este “vício”.
“Eu não tenho filhos, mas tenho um sobrinho em que coloco alguns limites”, disse Cook numa conversa com estudantes no Reino Unido.E há algumas coisas que não permitirei: não o quero numa rede social, por exemplo”.
“Não acredito muito no uso em demasia [da tecnologia]. Não sou alguém que diz que alcançámos o sucesso se usarmos frequentemente telemóveis. Não assino por baixo esse comportamento”, clarificou Cook.
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Sei lá eu o que é o romântico


Às vezes pode ser o rumor de brisa pela rama das árvores velhas que nos fazem guarda, ou pode ser a imobilidade misteriosa das coisas ou os sonhos imersos no mesmo sono em que jaz a Natureza. Pode ser tudo o que cada um quiser. Até descobrir algo que seja estético o suficiente para dar um valor a um instante vivido. Penetrar na embriaguez da imagem que se vê e nela exercitar fantasias de um quotidiano salpicado de utopias, conquistas, intenções, também pode ser romântico. Afinal, das predilecções só conhecemos a ideia que delas forma a nossa própria consciência. E o romântico, sendo simples, também tem dias em que é um aparecer bem complexo. Sei lá eu ao certo o que ele é. Mas é!
 
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Carnaval de Estarreja

 
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Batalha de Flores - Estarreja 1929

 
Ontem, hoje e amanhã: A ESTARREJA, RAPAZIADA!
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

sábado, 20 de janeiro de 2018

Amigos

 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Por aí




Mário Rui
___________________________ __________________________

Pink Floyd: exposição sobre a história da banda





 
Pink Floyd: de 19 de Janeiro a 29 de Abril, Roma recebe exposição sobre a história da banda
É uma espécie de santuário da banda. Os Pink Floyd marcaram o mundo e agora marcam as paredes desta galeria em Roma, cidade onde a banda deu o primeiro concerto em Itália, em 1968.
O percurso do grupo londrino pode ser visto e ouvido, desde 350 objectos, guitarras, roupas, albuns e a tudo o que esteja associado à história desta banda de rock.
Roger Waters e Nick Mason farão a apresentação da exposição.
"Seja que parte for da exposição, vai ter acesso à música ou à informação ou a algum comentário... Acho que está realmente bem construída e bem desenhada.", disse Roger Waters, ex-músico dos Pink Floyd.
Os Pink Floyd nasceram na década de 60. Foi dos grupos de rock alternativo com mais sucesso em todo o mundo. A exposição marca o quinquagésimo aniversário do primeiro álbum da banda, The Piper At The Gates Of Dawn, que foi o começo de um grupo que se tornaria um ícone cultural do século XX
Euronews 

Mário Rui
___________________________ __________________________

“Interações sociais enriquecedoras”


“Interações sociais enriquecedoras”, deixando de fora tudo o que se passa à sua volta e que o jornalismo de qualidade oferece, é estimular os guetos. E as fake news. E o pensamento único. Zuckerberg vai meter palas nos olhos de 2 mil milhões de pessoas. Como se fazia aos burros. (LER AQUI)
“Interações sociais enriquecedoras, deixando de fora tudo o que se passa à sua volta e que o jornalismo de qualidade oferece"?
Pois a mim parece-me que se a ‘multidão’ confere carisma aos ídolos da tecnologia, é esse mesmo carisma de que são popularmente investidos que faz com que, o que quer que lhes falte em qualidade, a tais gurus, seja inteiramente compensado pela pura quantidade de espectadores ávidos de mostrar o ego próprio, como se pensassem ser os guardiões do interesse público. É curto, muito curto, este alcance, senhor Zuckerberg. E julgo que não ajuda em nada essa ideia de confinar aos amigos, tão-só e não tendo nada contra eles, o mundo que somos. Sabemos que nestes climas de mudança rápida são as espécies generalistas, e o “artista” Zuckerberg também o sabe muito bem, que têm mais hipóteses de sobreviver. De charadas mediáticas, sociabilidade fútil em rede, feiras de vaidades, grupos do elogio mútuo, estou eu farto. É o que mostra mais rapidamente o umbigo e não o pensamento mais profundo, que ganha o jogo. Não chegam os templos de consumo fácil. Podem até ser interessantes, mas não conferem êxito a estas novas rodadas de inovação(?) pois consumidores de olhos vendados, são a falência das cruzadas culturais que tanta falta nos fazem.  Para engolirmos coisas sem serem mastigadas, já nós temos muita indústria alimentar.
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Vida Nova!

 
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Na Feira d'Ano de Santo Amaro 2018 - Directo RVR

 
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Interior Capela de Santo Amaro - Estarreja




 
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Programa da SIC comporta riscos de violação do "direito à imagem" e da "reserva de vida privada" das crianças

 
Programa da SIC comporta riscos de violação do "direito à imagem" e da "reserva de vida privada" das crianças (LER AQUI)
De facto há gente a quem jamais deveríamos chamar de pais. Humilham simplesmente a natureza humana, para já não falar da Natureza. Criar sem ter consciência disso, eis o que de mais execrável têm os compiladores de regras. E quanto ao canal de televisão que acolhe isto, também só lhe deve restar um pequenino prazer: é o de ainda estar moribundo, tudo o resto é miséria!


Mário Rui
___________________________ __________________________

domingo, 14 de janeiro de 2018

Tondela: incêndio faz oito mortos e dezenas de feridos em Vila Nova da Rainha


Chamas deflagraram em associação recreativa quando dezenas de pessoas jantavam, jogavam sueca e assistiam a um jogo de futebol. (13 de Janeiro de 2018)
Que descansem em paz os que partiram
Não houve política envolvida, muito menos charivari entre facções. As redes sociais, serenas, como se debruçadas sobre uma eleição, reconhecendo-a talhada para mais altos destinos (?), o futebol, habituado a deixar contentes os que ganham, ocupam afinal o dia seguinte a mais uma tragédia humana que passa, como qualquer coisa banal, no meio da geral indiferença. É pena, pois quando tomamos consciência da realidade que nos cerca, quer ela seja feita na urna eleitoral, na disputa da bola ou no sofrimento humano, deveria ser este último, por respeito às vítimas e solidariedade às famílias, o mote primeiro do nosso lamento. Lamento por não sermos capazes de remediar muitas insuficiências que bem poderiam evitar a viagem de que não se volta, de preenchermos muitas lacunas e de pôr cobro a um ror de solidões alheias sempre que ficamos, todos, mudos como um peixe, diante do drama. Quero crer no PR – pese embora a crítica que alguns lhe dedicam - posto que, há pelo menos um a quem reconheço muito bem os deveres do seu cargo, não se esquecendo o dito quem é e o que representa para o país quando sofredor.

 

Mário Rui
___________________________ __________________________

Vencemos!


(Braga 1 - 3 Benfica)
No Benfica, ontem, houve uma frescura nova de Primavera num tom discreto de equipa que jogou bem. Agora, só peço à providência, ainda que não seja à divina, que não deixe aquele poeta-comentador Luis Freitas Lobo, à guisa de raciocínio julgado filosófico, falar durante o jogo. É tal o corrupio de técnicas linguísticas para destruir as técnicas do futebol, que fico pensando se não seria melhor fazer dele membro influente de um cenáculo literário. Porra, é dose ouvir este homem durante 90 minutos!

Mário Rui
___________________________ __________________________

Estarreja: secular Feira d’Ano de Santo Amaro está de volta








Com mais de 300 anos de existência, a secular Feira d'Ano volta ao alto de Santo Amaro no dia de 15 de Janeiro, próxima segunda-feira, com a presença de dezenas de feirantes vindos de todo o país. Desde o final do século XVII, o 15 de Janeiro significa subir a esta zona histórica do município de Estarreja. Realizada no altaneiro espaço de Beduído, onde se situa a Capela de Santo Amaro, a popular Feira era muito famosa noutros tempos devido ao comércio de gado que atraia multidões. Era uma das principais feiras da região. Data de 1662, o Alvará de D. Afonso VI que estabelece a criação de uma feira quinzenal na freguesia de Santiago de Beduído, junto da Ermida de Santo Amaro. Hoje, continua a ser muito procurada, também pela tradicional carne assada à moda de Santo Amaro, um dos ex-libris da gastronomia local. É igualmente palco do comércio de produtos regionais, assim como de outras utilidades, local onde dezenas de feirantes provenientes de todo o país marcam presença anualmente. Sobre o certame, que na altura tinha periodicidade diferente da actual, escreveu o Professor Doutor Jorge Gaspar, em 1970,  “As Feiras de Gado da Beira Litoral”, onde refere que “em Santo Amaro realizam-se duas feiras em cada mês (a 15 e a 30). Constituem na Beira Litoral as mais importantes, se não as principais feiras de gado bovino – bois e vacas de trabalho, turinas e vitelos. Também são fartas em roupas, calçado, plantas, alfaias agrícolas e domésticas”. “O gado distribui-se por três recintos: dois junto da estrada que segue para Oliveira de Azeméis e o terceiro do lado norte da capela de Santo Amaro. Este último está reservado a vacas turinas gordas, para abate, e vitelas turinas, desmamadas, para a recria”. “Num dos recintos junto da estrada arrumam-se os bois e vacas de trabalho; no outro ficam as turinas de leite e os vitelos ainda não desmamados. Em 15 de Fevereiro de 1965 estavam, aproximadamente: 300 vacas gordas e vitelas desmamadas, 120 juntas de bois e 30 de vacas de trabalho (algumas acompanhadas das crias) e 120 turinas e vitelas não desmamadas, ou seja, um total de mais de 720 cabeças”. Pelo marco importante que foi e que se pretende sublinhar através daquilo que ainda hoje representa para o concelho de Estarreja e não só, a Rádio Voz da Ria (RVR) associa-se à Feira de Santo Amaro e, no dia 15 de Janeiro, a partir das 10h00, realizará um emissão em directo desde o recinto do certame. A relembrar tempos idos e a falar do presente, a RVR contará para o efeito com a presença do presidente da União das Freguesias de Beduído e Veiros bem assim como de outras figuras com ligações fortes à Feira e ao local da sua realização. A exemplo do ano passado, esta União das Freguesias, entidade promotora do evento, realiza, nos dias 13 e 14, uma feira gastronómica, concertos musicais e uma feira de antiguidades.



Mário Rui
___________________________ __________________________
 

Morreu o flautista barítono dos Moody Blues


Morreu o flautista barítono dos Moody Blues (DEP)
O músico e cantor Ray Thomas, um dos membros fundadores do grupo Moody Blues, morreu, na passada quinta-feira, aos 76 anos, em Inglaterra. Considerada a banda precursora do que veio a ser chamado de rock progressivo, o grupo Moody Blues comemorou no ano passado os 50 anos do lançamento da obra-prima “Days of Future Passed”, um dos melhores discos de rock de todos os tempos.
Mário Rui
___________________________ __________________________

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Desconfio da pureza alvíssima e até da imaculada


Desconfio da pureza alvíssima e até da imaculada (LER AQUI)

Claro que, a exemplo dos mais fundamentalistas conceitos que por aí campeiam sobre diversos assuntos, também este do assédio sexual vindo de todas as lérias da meca do cinema, me parece ser de uma seriedade à altura dessas prosápias hollywoodescas a que temos assistido ao longo de décadas. Não o digo por menos respeito às mulheres que de facto são vítimas de abusos sexuais mas, pela santa, quererem convencer-me que mostrar interesse por, agora é crime, comigo não cola. De radicais, só dos livres, em química, acreditei. Das ideias fixas nascidas lá em Hollywood, embrulhadas naquele poder cénico que lhes reconheço, acho que no mais das vezes são palavras humedecidas com os olhos, para depois enxugar com os lábios. Pois sim, tudo tem limites. Condene-se o verdadeiro crime mas não me exijam rigidez na obediência a determinados princípios ou regras tolas. Radicalismo é fundamentalmente estúpido. Haja bom senso. Consulte-se o livro da razão!
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

O “Correio da Manha” (sem til no “a”), titula assim. Que mais há para dizer?

 
Não me contem mais tonilhos. Só as massas é que são fáceis de impressionar e começo a ficar farto das manifestações, dos dizeres que se conservam por muito tempo neste pouco agradável status quo. Não me julguem mal, mas se alguns acham que isto é receita infalível para chegar a um resultado, então devo dizer que estais redondamente enganados. Não é, seguramente. Primeiro, porque os biliosos a quem ainda não nausearam estes ingredientes, vão acabar tombados pelos ventos mal cheirosos que lhes sopram dos próprios arrabaldes clubistas. Depois, porque a clubite cega desinquieta-os, tenta-os, atrai-os, inocula-lhes um veneno de tal modo paralisante que só lhes dá para estas exibições coreograficamente montadas em bancadas alheias e fanáticas. De fazer estalar de riso a parte sensata que observa estas mal agouradas procedências da animosidade ao Benfica! O que é demais, é moléstia, empata a venda, mas pior ainda são estes ânimos assim dominados pelo ódio, ou talvez pelo receio, tentando descobrir vestígios do que ardentemente esperam. Morteiros sobre o Benfica? É isso que querem? Oh, desapontamento! Contentem-se em saborear o equívoco. E quanto às observações críticas e sonoras exclamações que vos ouvimos, quanto à porção de prazer que julgais infundir no vosso auditório, esse pitoresco com que por aí se intruja, nada eu conheço de mais fugaz como esse fogo-de-artifício. Confundis tudo, desenhais sumariamente!

Mário Rui
___________________________ __________________________

David Bowie

 
David Bowie - 8 de Janeiro de 1947, Brixton, Londres, Reino Unido / 10 de Janeiro de 2016, Manhattan, Nova Iorque, EUA.
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Estarreja por aí




 
Mário Rui
___________________________ __________________________
 

Edifício dos Paços do Concelho de Estarreja está de parabéns




Erigido no original lugar de Estarreja, da vila de Antuã, contíguo ao local onde se realizava a praça/ mercado, em terreno da antiga quinta das freiras do Convento de Arouca, o Edifício dos Paços do Concelho foi inaugurado a 5 de Janeiro de 1896.
A data na frontaria do edifício, 1892, diz respeito ao ano em que foi lançada a primeira pedra para a sua construção. Em estilo neoclássico, e com projecto de João da Maia Romão, os Paços do Concelho de Estarreja eram, para a época, o mais grandioso edifício da região, um sinal de prosperidade em tempos já difíceis, e que não necessitou de apoios do Estado, apenas de empréstimo de particulares. A sua construção custou à época 24 mil reis e foi efectuada pelo Mestre Manuel Joaquim da Silva Valente, de Pardilhó.
 
O edifício histórico foi construído para ser o grande centro dos serviços públicos de Estarreja, com o Tribunal da Comarca de Estarreja, os Registos, as Finanças, a Delegação Escolar e, naturalmente, a Câmara Municipal. Era uma espécie de Loja do Cidadão na versão antiga.
 
Com o passar dos anos e o aumento das actividades, o espaço tornou-se exíguo e houve necessidade de recorrer a espaços próprios para alguns serviços, ficando os Paços do Concelho exclusivamente para a actividade da Câmara Municipal.
 
Deve-se a Francisco Barbosa a construção do Edifício dos Paços do Concelho. Ele foi o grande impulsionador da construção e o seu nome foi dado à praça adjacente, que antes se chamava Praça Vasco da Gama.
Francisco Barbosa de Couto Cunha Sottomayor foi presidente de Estarreja entre 1885 até 1916, com alguns interregnos.
 
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Natura



E que não se ignore a Natureza como verdadeiro viveiro de imagens.
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Benfica

 
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________