quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Novela à portuguesa

Conhecida a sentença do processo Casa Pia, creio estarem agora (já estariam antes) reunidas as condições para a Justiça portuguesa enfiar a cabecinha na areia, qual menina envergonhada depois de ter metido o pé na argola. O caso mediático mais longo da Justiça nacional assumiu contornos dignos de um país que funciona mal e que é preciso mudar.
Como é que se explica que um caso desta dimensão se sujeite à pressão da comunicação social e a interesses alheios, deixando vulneráveis vítimas e arguidos, expondo factos e depoimentos, levando à condenação em praça pública dos envolvidos? A Justiça portuguesa funciona mal porque não é capaz de arrumar a casa como deve ser, nem manter de fora os intrusos. No fundo, a Justiça portuguesa é uma terrível mulher-a-dias, que nem o pó das estantes consegue limpar. E as revisões constitucionais que deste caso resultaram, provam que a nossa Justiça sofria de uma doença grave há já muito tempo. E vai continuar a sofrer.
Um caso que se arrasta há 6 anos e que parecia ter agora chegado ao fim, entra numa nova etapa que durará mais uns anos valentes, sendo mais ou menos expectável o seu desfecho: o caso prescreve e nenhum dos culpados cumpre as penas que lhes foram deliberadas. Os recursos que aí se avizinham e os demais episódios desta telenovela que aí vêm serão certamente penosos para eles, mas também para nós que já não podemos ouvir falar mais nisto. E assusta-me pensar que um caso mediático monstruoso como este assuma estas proporções, quando um semelhante na Alemanha esteja resolvido em apenas 2 anos, dizia um repórter alemão no dia da sentença.
E enganam-se aqueles que pensam que é só a imagem pública dos envolvidos que se altera aos olhos do povo. Também a imagem de Portugal e das suas instituições fica totalmente descredibilizada, aos olhos da opinião pública portuguesa e estrangeira. E são acontecimentos destes que nos vão arrastando cada dia mais para um poço sem fundo, neste Portugal numa cauda da Europa que já é grande demais para nós.
Ora digam lá se a Justiça portuguesa não anda a precisar de um puxão de orelhas valente. Haja paciência!
Rui André de Saramago e Sousa da Silva Oliveira

Led Zeppelin- Whole Lotta Love

Creedence Clearwater Revival-Suzie Q