quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Festival de Vilar de Mouros 1971


Este marcou-me! Em 1971. O festival de uma geração!

O festival de música de Vilar de Mouros regressa entre 25 e 27 de Agosto de 2022.

Ouando surgiu, em 1971, foi pioneiro em Portugal e o vento de Woodstock ajudou a pop rock a chegar ao Alto Minho.

Teve características que, depois, fez com que viesse a ser classificado como o "Woodstock português".


Mário Rui
___________________________ ____________________________

4 de Agosto de 1578 / 2022 – 444 anos depois.

4 de Agosto de 1578 / 2022 – 444 anos depois.

Alcácer Quibir: visão ou delírio de um rei, o “encoberto”?

Em 4 de agosto de 1578, ocorreu a Batalha de Alcácer-Quibir, Marrocos, entre as tropas portuguesas comandadas pelo rei D. Sebastião e o sultão de Marrocos. As tropas portuguesas foram dizimadas. O rei D. Sebastião perdeu a vida no combate e a maior parte da nobreza portuguesa foi massacrada tendo os sobreviventes sido feitos prisioneiros dos marroquinos.

Raras vezes uma batalha teve um impacto tão determinante como o confronto entre marroquinos e portugueses nessa batalha. Para Portugal o desastre significou a perda da independência e o fim do primeiro império europeu fora da Europa.


Mário Rui
___________________________ ____________________________

É, é peixe que sabe à profissão de quem o pesca

É, é peixe que sabe à profissão de quem o pesca mas também às cores, à paisagem e aos anos de vida de quem mergulhando no mais das vezes em colheita marítima agreste, nem por isso desiste de lutar pela nitidez de uma existência ainda que amolecida pelas rijezas deste quotidiano. Mesmo que feito de alguma descrença em meses menos fartos, não deixa de ser um dia-a-dia de, ainda assim, cepticismos risonhos tais são os costumes que habitam estas mulheres. Há instantes que não se pagam senão com raridades. Suponho que estas últimas se vão inexoravelmente perdendo pela chateza que os progressos lhes trazem mas, enfim, não as percamos nós pois são estados de alma a legar aos vindouros. As imagens têm coração quando esses instantes não nos desiludem.


Mário Rui
___________________________ ____________________________