quinta-feira, 24 de maio de 2018

Jornal "O Concelho de Estarreja"

 
Primeira página da edição de Maio de 2018 do jornal “O Concelho de Estarreja”.
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Portugal faz hoje anos


 
Portugal faz hoje 839 anos, pelo menos aos olhos da Igreja. (23 de Maio de 2018)

E quando se trata de aniversário, é lícito inscrever esta teimosia em brasão correspondente ao orgulho de uma independência que, apesar de apertada e confinada por alguns, se mantém há tantos séculos.
“O manifestis probatum foi uma bula emitida pelo Papa Alexandre III a 23 de Maio de 1179, onde se declarava o Condado Portucalense independente do Reino de Leão e D. Afonso Henriques o seu soberano.
Este documento veio assim reconhecer a validade do Tratado de Zamora, assinado a 5 de Outubro de 1143, através do qual o rei de Leão reconheceu a independência do Condado, que passou a denominar-se Portugal.
No entanto, só 35 anos depois é que a Igreja Católica, através do Papa Alexandre III, reconheceu o reino de Portugal como território independente e D. Afonso Henriques como monarca”.


Mário Rui
___________________________ ___________________________

Costa não marcou reunião


Costa diz que não tem reunião marcada com Bruno de Carvalho (LER AQUI)
Bem, significará isto que um dos dois mente? Ou talvez até ambos? Ou nenhum deles aldrabará? Fui sempre um conspirador assim, não por vontade de acicatar ânimos, mas apenas por necessidade de separar o trigo do joio averiguando o espírito dos homens em coisas burlescas de que o futebol faz mercancia. É que todas estas situações da bola até poderiam parecer coisa circunspecta, se não fossem uma enxovia. E em ocasiões em que a língua me descabe na boca, o que mais procuro é um S. Miguel de verdades de modo a não ser um ignorantíssimo leitor por livre vontade e deliberada necessidade de terceiros. Já a mim mesmo me repreendo eu desta apresentação inoportuna. Mas enfim, nunca gostei de fertilizar a confusão e muito menos de solilóquios mal cerzidos. Repiso-me; significará isto que um dos dois mente? Estará também o jornal com pretensões formais de sátira de costumes? Já não sei. Retiro-me. Sinto-me aqui a mais.



Mário Rui
___________________________ __________________________

Por aí

 
 
 
Mário Rui
__________________________ __________________________

Júlio Pomar


10 de Janeiro de 1926 / 22 de Maio de 2018
“O Almoço do Trolha” - 1951 (litografia sobre papel)


Mário Rui
__________________________ __________________________

Por aí




 
Mário Rui
___________________________ ___________________________