segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Campeões assim?


Como a solução para a maior parte dos nossos problemas passa por assumi-los, também o problema que é a falta de humildade de alguns clubes portugueses de futebol deveria ser ultrapassado assumindo que o erro passa muitas vezes pela incompetência e falta de dedicação dos seus respectivos jogadores e dirigentes, mais do que a incompetência dos árbitros de que tanto se fala.

É admissível e moralmente aceitável, pois, que uma equipa que pratique bom futebol se queixe da arbitragem quando esta se revela tendenciosa. Já não o é quando uma equipa que pratica um futebol vergonhoso se desculpe com as decisões erradas do árbitro quando nada fez em campo para inverter o resultado.

Mais lamentável do que a situação que envolveu a ausência do árbitro no jogo da 2ª jornada do campeonato que opôs o Sport Clube Beira-Mar ao Sporting Clube de Portugal, é a tentativa cobarde dos que procuram bodes expiatórios para o insucesso da sua equipa.

O Sporting Clube de Portugal não pode e não consegue escapar à realidade nua e crua que lhe corre nas veias: o mau futebol que tem vindo a praticar nos últimos anos envergonha e desmoraliza os seus adeptos e ridiculariza a própria instituição.

Há muito que não via tão mau futebol como aquele a que assisti à 2ª jornada em Aveiro. Por isso, não posso achar admissível que uma equipa como a do Sporting que todos os anos se apresenta como candidata ao título se continue a desculpar com a incompetência dos árbitros, quando o único motivo para os seus sucessivos insucessos é tão só o de que as outras equipas são sempre melhores e eles medíocres no futebol que praticam.

Longe de mim pedir que pratiquem o melhor futebol ou que vençam todos os jogos que isso não me dava jeito nenhum. Peço apenas que evitem o embaraço de vos verem como uma instituição que, ao negar a visível falta de competência dos vossos jogadores e dirigentes, se torne tão baixa e mesquinha e que em nada se coaduna com a grandeza a que há muito tempo atrás habituaram os vossos adeptos.

A mim dá-me imenso jeito que continuem a jogar assim. Mas é preferível que assumam a vossa falta de qualidade em vez de nos sujeitarem a todos nós com desculpas de mau perdedor.

Rui André
____________________________________________________________