quinta-feira, 5 de junho de 2014

Só anseio pela medida certa




















Só anseio pela medida certa.
Há três coisas que eu não entendo no que toca às recorrentes disputas entre o Governo vs Tribunal Constitucional. A saber:
 
1.-  mas porque razão ao bicho-carpinteiro do zelo governativo só dá para desassossegar sempre os mesmos tristes, os que menos têm?
2.-  que divindade foi essa que um dia por via das tribunas parlamentares decidiu indicar o nome dos juízes com assento no TC? Será que a arte de julgar precisaria dessa “corajosa dedicação” dos políticos para o desempenho do seu papel? Mas que necessidade é esta? Para a boa vontade de tal dedicação, eu julgo já ter encontrado explicação; chamar-se-á tentativa de acatamento? E então o poder judicial também não se desabituará, assim aparecido, de fazer o seu trabalho bem e livremente?

3.- a adição da ficção governativa, mais a da “bondosa” proposição dos nomes e mais a da respectiva aceitação nominal do TC, não dará também soma com epilepsia?   

 
Em suma, eu, sofredor e manso, mas de bons modos, muito gostaria de ter alguém a convencer-me do engano das minhas convicções e faltas de saber. Sim, se afinal conheço médicos que têm um tempinho por dia em que dão consultas de borla aos doentes pobres, porque razão outros tantos não praticam igual caridade com os ignorantes de bons modos? Quer os explicadores sejam políticos ou mesmo juízes… todos juntos e em movimentos mais desmistificados, talvez nos livrassem do monstro que se abate sobre nós todos. E depois os presentearíamos com os nossos indeléveis agradecimentos.
 
Mário Rui
___________________________ ________________________________

Dia Mundial do Ambiente

















 
 
 
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de Junho. É um evento que tem como objectivo assinalar acções positivas de protecção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o planeta.
 
Mário Rui
___________________________ ________________________________