segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bom senso, bom gosto e... golpe d'asa



O bastonário da Ordem dos Médicos disse, na passada sexta-feira, em tom irónico, que o vício do tabaco é bom para as contas públicas e, como tal, o Estado deve estimular os fumadores.


Numa sessão promovida nessa sexta-feira à noite pelos rotários de Pombal, José Manuel Silva afirmou que «os fumadores pagam os custos na saúde que desencadeiam directa e indirectamente», um valor que «cerca de mil milhões de euros por ano».
De acordo com os dados mais recentes de que o bastonário dispõe, o imposto cobrado aos fumadores é de cerca de 1500 milhões de euros por ano.
«Nós até devemos estimulá-los a fumar, porque pagam um imposto elevadíssimo», ajudando as Finanças, e porque, «morrendo em média oito anos mais cedo, recebem menos oito anos de reformas», ironizou.


Mesmo que ironizando, acho Sr. Bastonário, que perdeu uma boa ocasião para estar calado! Nós bem sabemos que a opinião é livre, não pode nem deve ser é violentada. E já agora porquê dar conhecimento das nossas opiniões quando são tão ridículas? Amanhã, podemos ter outras. Ainda que mais irónicas. Bom senso e bom gosto ficam bem quando se trata de brincar com coisas sérias. O chamado 'golpe de asa' servirá também para brincar, mas nunca evocando o bem-estar e a saúde das pessoas.
Mário Rui