terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Dia Mundial de Luta Contra a Sida


O Dia Mundial de Luta Contra a Sida comemora-se esta terça-feira, 1 de dezembro, reunindo pessoas de todo o mundo, com o objetivo de sensibilizar, informar e demonstrar solidariedade internacional face à pandemia.
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________ 
 

1.º de Dezembro 2015


Hoje, em Lisboa, tocou-se Portugal! Na Avenida, não importa qual, assistiu-se a um mar de sons que celebraram Portugal, a Independência e a Restauração
O Movimento 1º de Dezembro, a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, em parceria com outras entidades, apresentaram o 4º Desfile Nacional das Bandas Filarmónicas de Portugal.
Cerca de 1500 músicos, provenientes de todos os distritos de Portugal, desfilaram, tocaram música, deram cor ao País, no âmbito das Comemorações do 1º de Dezembro. Quer instrumentos, quer executantes, foram fisionomias do carácter cívico nacional, arquitectura também moral que afinal contou, mais uma vez, as lutas da inteligência de um povo por vezes interrompidas por umas certas consciências estrábicas. A música, de mãos dadas com o simbolismo de uma nação majestosa feita de sociedade musical sábia, foi deste modo a boa-fé dos que defendem a causa de um Portugal com incumbências populares. Só assim teremos terra fecunda onde sons e tons como os produzidos hoje, se misturam na compostura de uma independência que se quer eterna, ou não contássemos para o efeito com verdadeiras dinastias de gente que toca com fôlego a origem histórica da portugalidade que somos. Assim gosto do 1.º de Dezembro, assim relevo da importância das filarmónicas sociedades que nos bastidores preparam as apoteoses da restauração, ou do que for, assim, finalmente, a coroa portuguesa fica voltada para cima.
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________