segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Novo Código da Estrada

 

















A 1 de Janeiro de 2014
As novas regras do Código da Estrada entram em vigor dentro de dois meses VER AQUI
 
 
Mário Rui

A garrafa de “bolinha”, a gasosa ou pirolito







































 
Quem não se lembra da famosa garrafa de ‘bolinha’ que continha o não menos famoso ‘pirolito’? Refrescava os mais sequiosos e a tal ‘bolinha’ ainda dava jeito aos mais novos na disputa de uma boa partida de berlindes.
Bebida gaseificada feita à base de açúcar, água e ácido cítrico, a gasosa sempre foi uma bebida muito popular em Portugal e os mais velhos devem-se lembrar que na primeira metade do século XX, a gasosa tomou o nome de “pirolito”, garrafa aqui apresentada, que tinha a particularidade de ser fechada por uma bola de vidro, bola essa que se empurrava para dentro da garrafa no acto de abertura. A bola ficava no estreitamento da garrafa e quando se bebia ouvia-se o som inconfundível do berlinde a bater nas paredes da mesma.
O tal berlinde servia pois para jogar o jogo do berlinde, tão popular entre os rapazes nas décadas de 50 e 60. Nos tempos de hoje, a bebida mais parecida com a gasosa ou pirolito será talvez a Seven Up ( “americanadas”) que, digo eu, ainda agora muito fica a dever à velhinha UPREL de Estarreja. Outros tempos, outros gostos, outras lembranças. Novos tempos, novos sabores, uma outra sociedade de consumo. Melhor que a anterior? Talvez, mas também muito mais ardilosa. Mas ... quanto a sabores, ainda aposto nos antigos. Afinal, os de agora, são apenas uma modernidade que não uma ideia nova. Perdemos o hábito de pedir um ‘pirolito’. De resto, se o fizéssemos, desconfio que o atendimento não seria lá muito amigável. Sim, até porque vivemos na era industrial e, tal como em qualquer máquina de refrigeração, convém que se peça um refrigerante. Ainda que seja para o beber. Máquina e homem sempre se confundiram ...
Bem, para que não deixemos cair no esquecimento velhos companheiros, viva o ‘PIROLITO’!! De preferência “UPRELISTA” já que o nacional é bom. Qual sete, qual carapuça! Isso é nome de gasosa que se preze?
 
(a alusão às marcas comerciais é pura coincidência)
 
Mário Rui