segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Chinesices boas




 
Abriu este ano e é já considerada a biblioteca mais bonita da China. De aspecto futurista, será talvez um dos espaços de leitura mais espectaculares, onde os livros "serpenteiam" do chão ao tecto. O projeto da Biblioteca Tianjin Binhai é da responsabilidade da MVRDV, uma empresa holandesa que, em conjunto com o Planeamento Urbano e o Instituto do Design de Tianjin, pretendeu dar à cidade um espaço cultural diferente. O edifício actua não apenas como um centro de educação, mas também como uma ligação cultural ao distrito de Binhai, em Tianjin, China.
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Portugal Xanax


Desaparecem armas e quando achadas, esquisito, já sobram! Arde o que arde, o ‘Pirocumulonimbo’ - deve ser um polvo horrível, digo eu - poderá ter sido o fenómeno na origem dos fogos de Outubro, alvitram! Legionella, é o que sabemos! No Panteão come-se e bebe-se à farta e depois canta-se, afinal há já muito tempo, afinal “querido Portugal peço desculpa, sou irlandês”! A gasolina vai aumentar! O país aguarda ansiosamente pela chuva, dizem que vamos sofrer "secas gigantes" com duração de 15 anos! Mostrar interesse por, agora é assédio! O ministro coloca guardas na rua para cão não ladrar, GNR queixa-se! Polícias levam na cara e… cara alegre! Questionamo-nos já se a opção deva ser pela espada da justiça ou se pela justiça da espada! Condenados a cadeia, andam à solta! Segue a saga e formidáveis capitais e poderes continuam em poucas mãos! Andam para aí umas políticas fingidas de porte, costume contemporâneo, e pedem-nos que nelas acreditemos! O Estado viveu, ainda vive, de calotes. Pagamos todos e contentamo-nos com tudo! E o BCP, acho que é um banco, de fortuna súbita, chora-se-me de enternecimento a alma, aumenta lucros para 133,3 milhões de euros! E vocês acham mesmo que são pontos de exclamação a mais? E também acham que Portugal é o terceiro país no mundo onde se consome mais antidepressivos? Dois pontos de interrogação, enfim concedam-me três com este de agora, para tantos de exclamação? Pois é aí que está o problema; enquanto for maior o pasmo do que a pergunta e ainda maior a falta de resposta, maior será a depressão e vai mais um ponto de exclamação, agora por extenso. Desculpem-me lá, mas se eu subtrair do texto tantas interjeições, então o elemento a entender será mesmo incompreensível. Em assim sendo, desconfio que passamos a primeiros no mundo em cansaços de encéfalo. Venha pois mais Xanax! Este é o penúltimo ponto de exclamação, juro. O último é Portugal.
 
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

É o que temos


E que nada de correctivo se faça já que isto há-de ser mina preciosa para o estudo da época fornecida aos vindouros. Toque-se pois harpa enquanto Roma arde e os polícias são agredidos! Vamos longe assim.

 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

RVR em direto de Salreu/Estarreja - S.Martinho 2017


 
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________