quarta-feira, 25 de julho de 2018

Fogos Florestais - Grécia - Julho de 2018



“Portugal vai enviar 50 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) para ajudar a combater os incêndios na Grécia, anunciou hoje o ministro da Administração Interna”.

“Os incêndios que devastaram os arredores de Atenas provocaram a morte a, pelo menos, 74 pessoas, anunciou hoje a porta-voz dos bombeiros, Stavroula Maliri, revendo em alta o anterior balanço de 60 vítimas”.


Mário Rui
___________________________ __________________________

CE - Julho de 2018

 
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Regressa o nosso futebol, indústria em franca exploração


Começou outra vez por cá aquele jogo que se pratica com os extremos, isto é; com os pés e com a cabeça. Às vezes, mesmo que não se queira, também as mãos entram. Além destes extremos há outros, como sejam o da má-educação, o da violência e o da aldrabice. Joga-se com uma bola, mas frequentemente é com as canelas dos outros. São onze fulanos de um lado e onze do lado de lá, que se encontram na relva, meio despidos de roupa e não raras vezes de boas maneiras. De uma banda e de outra há guarda-redes, guarda-costas e guardas-republicanos. Há também um tipo com um apito que serve para fazer parar e fazer andar a bola que, muitas vezes, sem culpa alguma, passa martírios. Aos domingos de manhã vai à missa e pede ao padre que o ouça de confissão; porque para a extrema-unção, diz, já lhe basta a extrema-esquerda. A direita, só barafusta. Este desporto tem dois episódios, quase como num filme, normalmente falados em português, quando não em línguas lá de fora; mortas e vivas. Tem dias em que o jogo tem muita assistência. A esta, quando é da Cruz Vermelha, compete fazer a retirada dos que não estando lesionados demoram muito tempo a descansar na erva. O que se lamenta é não se ouvir, nem haver legendas, como nas fitas de cinema, que nos façam perceber o que se diz dentro e fora das linhas. Nestas últimas as claques são exímias. Daí que as cumprimentemos e lhes desejemos as nossas piores saudades com o pedido de um continuado livre-trânsito para Custóias. Prefere-se quem saiba tocar o tiroliro e dançar o solidó. Quem dera!


Mário Rui
___________________________ __________________________

UE pondera acabar com a mudança de hora. Eis a oportunidade que aguardava.


Uns diziam que tinha a ver com a poupança da cera de vela, outros que era para economizar energia eléctrica. Afinal, agora, tanto fez como faz. E pronto, se a gente tem condições para entender alguma coisa deste tempo é em grande parte porque entendemos muito pouco dele. Embora devamos sempre dizer que sabemos tudo, convirá acrescentar que nem tudo entendemos. Estranha, a mudança da mudança de hora que agora, se aprovada, já não muda, felizmente. Um sorriso a tudo isto custa menos do que a electricidade e dá mais luz, é o que é!


Mário Rui
___________________________ __________________________

Por aí







Mário Rui
___________________________ __________________________

Suspeitas de fraude na reconstrução de casas em Pedrógão


 É preciso ter muita fé para acreditar que toda a vigarice vai terminar antes que a próxima comece. Não há volta que se lhe dê. A semente está dentro do fruto e, assim, a trafulhice é parte intrínseca da geografia de Portugal. Nada a fazer, lamentavelmente!


Mário Rui
___________________________ __________________________

De roda, tudo se pode alargar

 
Quando mais não se tem, de roda tudo se pode alargar sob o sol que a manhã canta. E tudo pode ser mais feliz, mesmo a preto e branco, se não vier um cinzento calar o murmúrio sem fim das grandes águas. Às vezes, é no teclado das ondas que flutuam gigantescas quimeras, episódios pensados e ditos à luz dos sonhos num oceano de todas as pérolas.
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________