segunda-feira, 11 de julho de 2022

Marchas Luminosas - Estarreja - Sto. António 2022





Mário Rui
___________________________ ____________________________

O “Amoníaco Português” volvidos 84 anos

O “Amoníaco Português” volvidos 84 anos

Podemos hoje dizer que, volvidos 84 anos - lembre-se que o grupo de fundadores do Amoníaco Português fizera já em 1938 um pedido para a produção de azotados - o assunto, ainda agora é sério e infelizmente sem muita história contada.

Já lá vão mais de oito décadas e pouco ou nada se evidenciou publicamente do legado desta empresa, das bocas que alimentou, das famílias que fez constituir, do progresso que deu ao concelho, dos folhetins de vida dos milhares de trabalhadores que por lá passaram, dos profissionais que habilitou, do acervo que tão bem podia patentear o que foi o Amoníaco Português, sobretudo através da análise e divulgação dos seus vestígios materiais, pois esses, embora ainda não tenham morrido, um destes dias vão ceder inteiramente à melancolia dos anos que sempre inspira o destino provável de uma “Universidade” que foi votada ao olvido, ou seja, ao desprezo por quem tanto nos deu.

NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1959

Direções de corporação da lavoura, federações grémios da lavoura e presidentes dos grémios respectivos, situados nas capitais de distrito, visitam em Estarreja a empresa Amoníaco Portuguêsa, para conhecerem processos do fabrico do sulfato de amónio.

Nome do Programa:

NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1959

Locais:

Estarreja

Resumo Analítico

Presidente do Conselho Administração da empresa, Navarro Lobo explica com a demonstração de gráficos as fases de obtenção do sulfato de amónio. Plano geral da chegada dos visitantes, almoço, oradores Proença Duarte e engenheiro Caldas Almeida, e visita ao interior da empresa vendo-se máquinas em funcionamento.

Ver vídeo em; https://arquivos.rtp.pt/conteudos/visita-a-empresa-amoniaco-portuguesa/?fbclid=IwAR1ht1mrcgpVWCdffXo2D1TmIogdZwyWC0NxBtoGTCYUFGQL767K0hbp9Us



Mário Rui
___________________________ ____________________________