segunda-feira, 23 de maio de 2011



Turma da Escola Industrial de Estarreja - Secção de Ovar - 1965/66

Conduzir em Portugal

É certo e sabido que alguns portugueses adoram gabar-se dos seus dotes de condução e quando o fazem já vão em quinta que é para embalarem os outros na sua conversa. Eu nem acho que a maioria dos portugueses conduza mal, atenção! Aliás, até acho que conduzem muito bem, principalmente se o carro for automático.
Agora, aquilo que algumas pessoas fazem ao volante de um carro é igual ao que me fazem quando me obrigam a ver o Porto festejar um campeonato no meu próprio estádio. Chateia e não é pouco!
A condução em Portugal é muito peculiar, principalmente porque foge às regras impostas pelo livro de código que todos nós estudámos com tanta dedicação e que somos capazes de ainda hoje nos lembrar de trás para a frente. Ou então não…
O que acontece é isto: as piores pessoas ao volante nunca se esquecem do cinto, do travão de mão ou de ajustar o banco, mas por uma razão ainda desconhecida têm uma tendência esquisita para se esquecer que nem Portugal é um deserto (ainda), nem a paciência dos outros é ilimitada. E a minha normalmente esgota-se nas rotundas e ao Domingo.
O que acontece com a condução em rotundas em Portugal é o mesmo que acontece em Pamplona com os touros – arrumem-se e salve-se quem puder - com a excepção de que os touros são estúpidos e não pensam e alguns seres humanos pensam que não são estúpidos, mas às vezes são. Conduzir nas rotundas é uma habilidade ao alcance de poucos e graças a Deus que uma das coisas que escasseia em Portugal são rotundas. Ainda assim, eu acho que a faixa mais interior de uma rotunda está lá para alguma coisa, portanto façam o favor de lhe dar algum uso.
Outra coisa que me deixa intrigado em relação à condução em Portugal é a condução ao Domingo. Não sei se os carros amuam quando o dono os tira da garagem, se durante a viagem se ouve música de embalar ou se a potência desses carros se mede em caracóis e não em cavalos, mas ao Domingo os carros não passam dos 40. E ficava tão bem um palavrão agora que só me apetece dizer: tirem essa mmmm... da frente!
Apesar disto, conduzir em Portugal acaba por não ser mau de todo porque não há limites de velocidade ridículos como na Alemanha e as estradas estão sempre em bom estado, ao contrário do que acontece lá. Por isso é que nós aqui podemos andar de Porsche e Mercedes daqueles baixinhos, mesmo que não tenhamos dinheiro para eles, e eles lá não que lhes estraga os carros todos.
Por hoje é tudo que o sinal está verde há algum tempo e já ouço buzinões a 1km de distância. Até à próxima e cuidado na estrada, nunca esquecendo que crianças no banco da frente causam acidentes e acidentes no banco de trás causam crianças.

Rui André