sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

22 DE JANEIRO DE 1961 – A “OPERAÇÃO DULCINEIA”



O que se passou no dia 22 de Janeiro de há 62 anos? Um comando do DRIL (Directório Revolucionário Ibérico de Libertação), liderado por Henrique Galvão e por Jorge Sottomayor, grupo composto por portugueses e por galegos ex-combatentes da Guerra Civil, pôs em marcha a «Operação Dulcineia», tomando de assalto o paquete Santa Maria, ao largo do mar das Caraíbas e crismando-o de «Santa Liberdade». Henrique Galvão, um ex-apoiante do regime, envolveu-se numa conspiração em 1952, sendo preso e expulso das Forças Armadas. Em 1959, durante uma consulta médica no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, fugiu e refugiou-se na embaixada da Argentina, vindo depois a conseguir exílio político na Venezuela. Foi durante o exílio que começou a preparar o desvio do paquete de luxo “Santa Maria” cheio de passageiros. A operação que parecia megalómana, de difícil concretização, preparou-a de colaboração com Humberto Delgado, exilado no Brasil. O “Santa Maria”, com mais de 600 passageiros e 350 tripulantes a bordo, largara em 9 de Janeiro de La Guaira, Venezuela, numa viagem para Miami. Galvão embarcou clandestinamente em Curaçao, nas Antilhas Holandesas. A bordo já se encontravam os 20 elementos do DRIL, encarregados de executar a operação.  Cumprindo a ordem de operações elaborada por Galvão, a acção foi desencadeada na madrugada de 22 de Janeiro – a ponte de comando foi tomada. Um oficial ofereceu resistência e foi morto a tiro. Os restantes apressaram-se a render-se.O navio mudou de rumo e dirigiu-se a África. Galvão pretendia atingir a ilha de Fernando Pó, no golfo da Guiné, na época, colónia espanhola, partindo daí para atacar Luanda. Este seria o início de uma operação mais vasta destinada a derrubar as duas ditaduras peninsulares. No entanto o paquete, do qual nada se sabia, com natural apreensão dos familiares de passageiros e tripulantes, foi avistado por um cargueiro dinamarquês, que imediatamente avisou a guarda costeira americana. Começaram a chegar navios de guerra, inclusivamente uma fragata britânica. Não sendo possível prosseguir com o plano traçado, que exigia o factor surpresa, Galvão e Sottomayor decidiram dirigir-se ao Brasil e render-se às autoridades brasileiras. O novo presidente, Jânio Quadros (1917 —1992), um homem de esquerda, foi empossado em 31 de Janeiro de 1961, vindo a renunciar em 25 de Agosto desse mesmo ano (declarando que “forças terríveis” o obrigavam a esse acto). Rumaram então ao Recife onde pediram asilo político, o qual foi prontamente concedido. Desembarcaram no Rio de Janeiro os passageiros. O presidente Jânio Quadros recusou-se a entregar os revoltosos às autoridades portuguesas. O navio esteve em poder dos revolucionários até 2 de Fevereiro, dia em que uma força de fuzileiros da Marinha Brasileira assumiu o seu controlo.

O assalto ao Santa Maria foi o primeiro golpe de um ano que Salazar iria abominar, o ano de todos os prodígios. Os oposicionistas tiveram motivos para ter esperança na queda da (aparentemente inabalável) ditadura a qual, no entanto, ainda se aguentaria por mais treze anos.


Mário Rui
___________________________ ____________________________

Estarreja d'outrora

Homenagem a Símon Bolivar em Estarreja - 04 de Julho de 1992 – Iniciativa promovida pelo Comendador Francisco Marques Garrido, natural de Estarreja, e pelo Município local.

(Ver aqui)


Mário Rui
___________________________ ____________________________

Últimas notícias do CIRCO

- Pedro Nuno Santos, depois de ter dito que não foi informado da indemnização de 500 mil euros paga pela TAP à ex-governante, diz agora que não só soube do valor como o autorizou.

- MP constitui seis arguidos após buscas na Câmara Municipal de Lisboa.

- Costa mantém confiança no ministro das Finanças e na selecção de andebol.

- O ex-ministro da Defesa e actual ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, foi informado logo em Março de 2020 de que os custos das obras no antigo Hospital Militar de Belém (HMB) estavam a derrapar.

O governante sempre negou que conhecia a derrapagem de mais de 2ME, recusando que tivesse autorizado uma despesa cujo limite era de 750 mil euros e que acabou por chegar aos 3,2 milhões.


Mário Rui
___________________________ ____________________________

David Crosby - Como foi grande esta geração!

David Crosby

D.E.P. - 14 de Agosto de 1941, Los Angeles, Califórnia, EUA / 18 de Janeiro de 2023

COMO FOI GRANDE ESTA GERAÇÃO!

Morreu David Crosby, músico que encarnava a geração Woodstock. O lendário cantor e compositor, pioneiro da música folk e rock, e um dos membros fundadores dos grupos The Byrds e  Crosby, Stills, Nash & Young, morreu aos 81 anos, anunciou sua família nesta quinta-feira (19).

O seu legado viverá por meio da sua música lendária. Paz, amor e harmonia para todos que conheceram David e aqueles a quem ele tocou profundamente, como comigo aconteceu.


Mário Rui
___________________________ ____________________________

Sobre alguns banqueiros




Mário Rui
___________________________ ____________________________

Estrangeirismos pacóvios

Gosto de publicações deste quilate! Só espero que venham mais reforços destes a caminho.

É que hoje, parece evidente o aumento do dispensável recurso aos estrangeirismos, e usamo-los sem que isso nos cause algum incómodo.

Em boa verdade, continuamos a pensar que eles conferem um certo estatuto social a quem os usa.

Campos férteis de uma exibição parola que começa a ser uma verdadeira ameaça à língua materna.

Até as tascas, tão tipicamente portuguesas na sua alma, exibem agora nas ardósias gordurosas expressões como take away ou hot dog… Mas enfim, ainda há gente que não percebe que nada nos torna mais bizarros do que este baile de máscaras. Vão mas é dar banho ao cão!

Mário Rui

THAT‘S A POST

(Francisco José Viegas, em 05.01.23)

Ao que eu cheguei. A pôr-me a defender o uso da língua portuguesa em vez do inglês para deslumbrados. Começou por uma brincadeira, quando ouvi uma entrevista de um desses parolos – ele insistia que tudo era um problema de “mindset”. Vá lá, de mentalidade. Por que não dizer “mentalidade” em vez de “mindset”? Eu sei que o inglês de economistas é uma regra de ouro internacional, mas não custa nada dizer “prazo” em vez de “deadline” ou “resposta” ou “comentário” em vez de “feedback”. Várias vezes uso a palavra “briefing” mas prometo que usarei “relatório”, “resumo”, ou “instruções”, ou outra coisa qualquer. Não vou comparecer a “meetings” mas sim a reuniões e não responderei a “calls”, mas a “chamadas” ou “telefonemas” ou “comunicações”, mesmo quando se tratar de comentar “orçamentos” – e não “budgets” – ou “roteiros” e não “roadmaps”. E, de qualquer modo, defenderei o fuzilamento de quem disser “aitem” em vez de “item”, porque latim é latim, mesmo que me peçam para “wording” em vez de escrever um texto, digamos, e não um “report”. A menos que seja para dizer “fuck off”, naturalmente.

Biografia de Francisco José Viegas, em;

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Jos%C3%A9_Viegas


Mário Rui
___________________________ ____________________________

Gina Lollobrigida

D.E.P.

Gina Lollobrigida: 4 de Julho de 1927, Subiaco, Itália / 16 de Janeiro de 2023, Roma, Itália.

Actriz italiana morre aos 95 anos.

Ícone do cinema italiano e símbolo sexual contracenou com astros como Humphrey Bogart, Rock Hudson, Burt Lancaster, Tony Curtis e Frank Sinatra, entre tantos outros.

A vida é uma jornada. E todos os dias damos um passo para o fim.

Se amanhã me perguntassem o que eu queria ser, responderia: - só um entre muitos.


Mário Rui
___________________________ ____________________________

Ucrânia alvo dos sanguinários

As brutais imagens de mais um ataque a “estruturas militares” ucranianas perpetrado pelas forças russas sob o comando de um assassino chamado vladimir putin.

Com letra pequena, porque se fosse em maiúsculas seria certamente o mesmo que dizer que o diabo tinha na Terra um capitão-mor.

E o número de vítimas mortais inocentes, resultantes deste ataque russo a um edifício residencial em Dnipro, no leste da Ucrânia, continua ainda hoje a aumentar.

Já se removeram mais de 40 corpos dos escombros, adultos e crianças, mas ainda há dezenas de desaparecidos.

Incrível, como incrível é o facto de Roger Waters (ex-Pink Floyd) ainda não ter feito um hino (in)sensato ao obscurantismo, à inquisição, à selvajaria, e aos meios e métodos de sua majestade fidelíssima, o muito ‘poderoso’, ‘virtuoso’ e ‘excelente rei’, o senhor D. vladimir putin.

Estou admirado, pois já fez tantos outros a “excelentes reis” que, das duas, uma! Ou emudeceu ou então está em ter desfeito e atirado para a feira da ladra, os instrumentos carunchosos que tocava para essas monarquias absolutas e sebentas, que tanto ajudavam os marginalizados, os pobres e os escravos de alguns regimes como o de putin!

Mas isto sou eu a dizer, já que o mais certo é que ainda esteja esperando um ou outro concelho de Gérard Depardieu para compor o dito hino.


Mário Rui
___________________________ ____________________________

Edição de Janeiro 2023 do jornal "O Concelho de Estarreja"




Mário Rui
___________________________ ____________________________

Paróquia de S. Bartolomeu de Veiros/Estarreja




Mário Rui
___________________________ ____________________________

Por aí




Mário Rui
___________________________ ____________________________

Questionários, para que vos quero?

QUESTIONÁRIO DE VERIFICAÇÃO PRÉVIA; O REMÉDIO DE TODOS OS MALES?

Vale a pena examinar no que isto vai dar para ver que tipo de conduta moral pode resultar deste questionário de verificação prévia. Será que isto mostrará em que consiste realmente a ética, ou o que se lhe seguir continuará a ser todo um tecido de alegações beatas que habitualmente serve de embalagem-desculpa aos vigaristas que roubam o país? É que desde 2015, António Costa já criou três códigos de conduta para os seus governos, ou seja, antes deste mecanismo prévio de escrutínio, os governantes já tinham um conjunto de indicações sobre incompatibilidades e regras inerentes ao exercício de funções. Deram-lhes tanta importância como a importância que um peixe dá a uma bicicleta. É bom não esquecer que os saqueadores dão sempre a medida do seu carácter e da causa a que servem, o dinheiro, pois nada revela melhor a índole dos fins do que a natureza dos meios.

Ler em; https://files.dre.pt/1s/2023/01/01001/0000200017.pdf


Mário Rui
___________________________ ____________________________

A cidade




Mário Rui
___________________________ ____________________________

RIAN MAY: GUITARRISTA DOS QUEEN É AGORA «SIR»

RIAN MAY: GUITARRISTA DOS QUEEN É AGORA «SIR»

O guitarrista Brian May, dos Queen, foi condecorado pelo rei Carlos III de Inglaterra com o título de ‘Sir’, pelo trabalho na música e em organizações de beneficência.

Brian May, que além de músico, é doutorado em astrofísica e um defensor do bem-estar animal, recebeu o título na lista anual de honras de Ano Novo, a primeira assinada pelo rei Carlos III, que inclui centenas de artistas, atletas e líderes de comunidades.

Em declarações à agência Associated Press, Brian May disse esperar que o título lhe dê “um pouco mais de influência”.

“Talvez mais pessoas me ouçam agora, se for o ‘Sir’ Brian ao telefone”, disse, numa chamada via Zoom, a partir da sua casa em Windlesham, uma vila no condado de Surrey, perto de Londres.

Brian May fez campanha contra o abate de texugos e a caça à raposa através de um grupo de defesa do bem-estar animal que fundou em 2010, baptizado “Save me”, como a canção de 1980 dos Queen.

O guitarrista reconhece que já tinha “um certo poder no mundo, principalmente por causa da música, obviamente”, que lhe permitiu entrar noutras áreas, como a astrofísica – doutorou-se pela Imperial College, de Londres, em 2007 - e fazer trabalhos em estereoscopia ou imagens em 3D (três dimensões).

“Faço muito nessa área agora, o que acho que é um grande serviço à humanidade. Dou-lhes estereoscopia e eles dão-me a oportunidade de tocar em bons observatórios em todo o mundo”, disse.

Os Queen surgiram em 1970 com Freddie Mercury (voz), Brian May (guitarra), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria).

"Bohemian Rapsody", "We will rock you", "Don't stop me now", "Crazy little thing called love" - todos dos anos 1970 -, "Under pressure", "Radio Ga Ga" e "A Kind of magic" são alguns dos êxitos dos Queen, vindos de álbuns que venderam milhões de exemplares em todo o mundo.

Com a morte de Freddy Mercury em 1991 e com a saída de John Deacon em 1997, o grupo foi-se mantendo com concertos ocasionais, com Brian May e Roger Taylor.

No início dos anos 2000, o grupo voltou à estrada com novos vocalistas - primeiro com Paul Rodgers e depois com Adam Lambert.


Mário Rui
___________________________ ____________________________

Estarreja d'outrora

Estarreja d’outrora - 10 de Abril de 1974

Estarreja, Paços do Concelho, cerimónia da tomada de posse de António Marques de Oliveira e Silva e José Simões Ventura nos cargos respectivos de presidente e vice-presidente da Câmara Municipal.

(Ver aqui)


Mário Rui
___________________________ ____________________________

David Bowie

David Bowie - 8 de Janeiro de 1947, Brixton, Londres, Reino Unido / 10 de Janeiro de 2016, Manhattan, Nova Iorque, EUA.


Mário Rui
___________________________ ____________________________

Porque hoje é sábado e o dia esteve assim quando deveria ter estado “assado”





Mário Rui
___________________________ ____________________________

A origem da burrice nacional

“Ora porra!” Mudar a letra do Hino Nacional? E, já agora, amanhã, porque não mudar também a Bandeira Nacional? Destas mentes “brilhantes” aprendo lições inesquecíveis. Mais um que transforma em inveja e azedume o que tudo deprecia. E o Balsemão teve assim tanta paciência para te aturar? Com declarações desse tipo bem que ele te podia ter dito;- Vai empalhar borboletas, rapaz. Difícil é admitir que temos problemas mais sérios do que ouvir-te a patinar em falso em cima de equívocos. E quanto à triste causa que defendes, só nós mesmos, o povo, a “sociedade civil”, estamos à altura de a enfrentar, não mediante mobilizações de entusiasmo epidérmico de um só , mas sim mediante a convergência lenta e teimosa de milhões de acções anónimas, que não a tua. Daí que, pela Santa, o façamos sempre longe dos olhos turvos da tua vã “sociologia”. Basta isto para que se adquira um senso da diferença entre o que importa e o que não importa.


Mário Rui
___________________________ ____________________________

Haja ânimo. Para pior já nos chega o que temos!




Mário Rui
___________________________ ____________________________

Eusébio da Silva Ferreira




Eusébio da Silva Ferreira

25 de Janeiro de 1942, Maputo, Moçambique / 5 de Janeiro de 2014, Lisboa

Preencheu as minhas tardes radiofónicas aos domingos. Depois, a preto e branco, no ecrã da pequena caixa que mudou o mundo, trouxe-me alegrias mil que espalhava por essa Europa fora. Jogava futebol como nunca antes tinha visto. Perfumado, enérgico, sério e especialmente encantatório. Em 1966 colocou o meu país num patamar até então desconhecido. Não só porque fazia magia com o esférico, mas também porque disse ao resto do planeta que a civilização a que pertencia, a portuguesa, era o nível mais amplo de identificação a que pertenciam todos os de cá.  Alguns quiseram fazer desta civilização do futebol, e dele próprio, um ser e estar que desaparecesse e ficasse enterrado nas areias do tempo. Em vão, felizmente. Sempre que as diferenças marcam pela positiva, é impossível penetrá-las de modo a apagá-las da memória dos amantes das boas causas, dos bons relacionamentos. E ele, o REI, sabia relacionar-se não só com a bola como também foi herói nessa troca e nesse desfrutar de doces delícias, mesmo nos seus momentos mais amargos e penosos. Forçou sempre uma relação, possibilitou sem invalidar e, pelo menos a mim, sempre me satisfez sem me causar aperto. Julgo que todos nós e em particular os Benfiquistas fomos, e somos gratos beneficiários de tantas recomendações que nos deu. Mas um dia chegou a desagradável certeza e a irritante confusão condoída da partida. Gostávamos, isso sim, de as escorraçarmos de modo a que saíssem de cena. Se não o podemos fazer, pelo menos ainda podemos afirmar que jamais serão grandes o suficiente os nossos agradecimentos a esta ‘Pantera’ de maneira a que abarquem a generosa experiência humana que encarnou. Resta-nos o conforto espiritual por sabermos que permanecerá vivo na nossa memória colectiva e que ninguém conseguirá dissolver passado tão glorioso. OBRIGADO, EUSÉBIO! De pé e em silêncio, como deve ser! 



Mário Rui
___________________________ ____________________________

COVID-19: CHINA PEDE À OMS PARA ADOPTAR POSIÇÃO IMPARCIAL


 COVID-19: CHINA PEDE À OMS PARA ADOPTAR POSIÇÃO IMPARCIAL

DIZ O ROTO AO NU: PORQUE NÃO TE VESTES TU?

A China pediu hoje à Organização Mundial da Saúde que adopte uma postura "justa" em relação à covid-19, depois de a organização ter criticado a avaliação de Pequim sobre a epidemia.

E ainda mais sério seria a Organização Mundial da Saúde pedir à China que adoptasse uma posição mais credível em relação à divulgação de dados sobre a epidemia que varre o país.


Mário Rui
___________________________ ____________________________

Ribeira da Aldeia - Pardilhó




Mário Rui
___________________________ ____________________________

Por aí





Mário Rui
___________________________ ____________________________

Sim, sim. Então não?




Mário Rui
___________________________ ____________________________