segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Histórias de Portugal



















A não perder!

Porque os relacionamentos não são bênçãos a desperdiçar, e daí que talvez mesmo o único “jogo” que vale a pena jogar, aqui fica o trabalho de uma filha de Salreu-Estarreja a resgatar, e bem, aspectos da História medieval do nosso país. Deixo pois o convite para que outros igualmente se relacionem ouvindo as HISTÓRIAS DE PORTUGAL e conhecendo aspectos nunca antes retratados. Parabéns à autora, Virgínia da Silva Veiga, e que este trabalho frutifique.

Mário Rui


HISTÓRIAS DE PORTUGAL é um programa que está a merecer audiência um pouco por todo o Mundo, com episódios da História medieval de Portugal que, em vez de se lerem, se ouvem. Está a ser emitido aos Domingos, na Antena 2, rádio clássica, desde 3 de Novembro último. Movido pelo orgulho em Portugal e na Comunidade Lusófona, com a particularidade de trazer aspectos nunca antes conhecidos, como a verdadeira figura de Isabel de Aragão, rainha do Espírito Santo, mostra como era a nossa fronteira voltada ao mar nesses idos tempos, demonstrou como Soza (em Vagos) foi um porto templário, foi com D. Sancho I á conquista de Silves, contou sobre o culto de Santa Maria de Rocamador, a “Virgem Negra”, recordou como esteve maltratado o lindo Mosteiro de São Pedro de Rates, lembrou como o mais assinalável livro para coroação de reis da vizinha Espanha é de origem portuguesa e foi a Santiago de Compostela. Ainda irá falar da irmã de D. Dinis, uma poderosa senhora, mãe solteira. Tudo com música aplaudida mesmo por quem julgava não gostar de sons mais clássicos.

Todos os programas estão ainda acessíveis: http://www.rtp.pt/play/p1341/historias-de-portugal

Sugeria iniciassem pelo primeiro, sobre a Lenda da Dama de Pé de Cabra. Dona Sol reaparecerá Domingo. Não sei durante quanto tempo estarão ainda disponíveis “on line”. A encantadora Dama será a primeira a desaparecer.

Se gostar, divulgue e não deixe de registar o seu “gosto|like” da página do programa no Facebook. Do número de audições e desses registos irei tomar a decisão de continuar ou não este trabalho cuja última emissão está prevista para o próximo Domingo, dia 26.

A audiência neste mês tomará a decisão.

Todas as emissões – (acede-se também no logotipo da Antena 2, à direita) –

http://www.rtp.pt/play/p1341/historias-de-portugal

A Dama de Pé de Cabra – http://www.rtp.pt/play/p1341/e133443/historias-de-portugal

A página do Facebook – https://www.facebook.com/historiasdeportugal?ref=hl

Já acessível último episódio transmitido ( Santiago de Compostela, D. Berenguel de Landoria e D. Dinis) –  http://www.rtp.pt/play/p1341/e141160/historias-de-portugal

Divulgue-se, por favor, e não se esqueça: no blogue historiasdeportugal.com fui colocando informações adicionais que ainda podem ser lidas e, no caso da música, ouvidas.

[necessário dar tempo a que descarregue a publicidade da Antena 2]

Um abraço grato por essa partilha, gosto e companhia.

Virgínia da Silva Veiga