domingo, 25 de maio de 2014

Europeias, cá!



 
Tal como numa disputa em campo relvado, importante, mas mesmo muito importante para o quotidiano dos portugueses é que se discuta quantos golos foram marcados, quantos são os que vão aos olímpicos de Bruxelas, em que pista vão correr, aproveitando-se, como de resto quase sempre, o rescaldo de mais um acto eleitoral para se descarregar a artilharia contra o adversário e já agora, digo eu, para nos descarregarem em cima também algumas múmias de reis politicamente exumados. É isto por cá! Por lá, não sei, nem quero saber. Interessa-me o de dentro e se o de fora não é muito diferente, para mim são só infantis curiosidades. Adorava era que me falassem das coisas de que ninguém gosta e das coisas que toda a gente diz que estão muito mal. Das necessidades que fechem de vez a pândega em que estamos, zero! A esta certeza de impunidades, ninguém responde!
Quanto ao provento da política imperante, ficámos assim; o PS chegou primeiro, a AP (PSD/CDS) veio depois e a seguir CDU, MPT e BE, com leituras distintas.
Quanto ao mais, fica por dissecar o verdadeiramente relevante. É o seguinte; cerca de 62,2 / 66% fica do lado da abstenção. Quem explicou a cifra? Quem tomou posse destes números de modo a tornar inteligível este ramo ascendente representativo do período que vivemos? Ninguém! Do bonito que há-de vir a seguir, quer seja como a vida das rosas ou como as setas do cupido, nada se fez ouvir! Lindo…
Do espantoso avanço da extrema-direita imbecil francesa, ramo agora descendente da “liberté, égalité, fraternité”, também não reparei em abordagem que se impunha. De novo, lindo!
E assim acaba mais um regozijo por maior número de golos marcados ou um desânimo por decrepitudes precoces, sendo que ao pagode ainda sobra a possibilidade de rebater no dia seguinte os valores dos que se julgam populares.
Rebatam muito e bem! Façamos nós o considerável pois há que isolar bem a poesia dos outros, dos que estão possuídos de acrobacia política.
 
Mário Rui
___________________________ ________________________________