quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Estroinices de políticos


Gente que ficou completamente excêntrica à efectiva vida da nação. Claramente a estroinice dos políticos e tão mau quanto isto, trata-se de uma pele do tempo e da prática que não muda. Só pergunto a mim mesmo o que é nos dias de hoje a sociedade, a colectividade, o estado, o direito, o indivíduo, a nossa terra? De facto é muito difícil salvar um país quando o mesmo está sob o poder de esfaimados demagogos.

Mário Rui


Municípios
Autarcas reformados recebem subsídio extinto em 2005

Presidente da ANMP diz que subsídio de reintegração de ex-autarcas é "questão individual".

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, escusou-se hoje a comentar a atribuição do subsídio de reintegração, extinto em 2005, por autarcas reformados, considerando tratar-se de uma "questão individual".

O Jornal de Notícias (JN) diz hoje em manchete que "Autarcas reformados recebem subsídio extinto em 2005", citando o caso de Fernando Ruas, ex-presidente da Câmara de Viseu e da ANMP, que juntamente com dois vereadores do mesmo município têm direito a 110 mil euros.

De acordo com o jornal, os serviços jurídicos da ANMP emitiram um parecer favorável no sentido de os autarcas poderem recorrer a esta pensão extra, poucos dias após as eleições de 29 de setembro.

O subsídio de reintegração estava consagrado no Estatuto dos Eleitos Locais e pretendia ajudar a ultrapassar as dificuldades no regresso a atividade profissional. Foi revogado em 2005, ficando salvaguardados os direitos adquiridos.

O actual presidente da ANMP, Manuel Machado, escusou-se a comentar o recebimento deste subsídio de reintegração por parte dos autarcas reformados, por considerar que se trata de uma questão "individual" dos ex-autarcas.

(jornal Económico 28-11-2013)