domingo, 15 de fevereiro de 2015

Mickey Mouse no Carnaval de Estarreja



Com 87 anos de idade, o ancião prudente Mickey Mouse meteu pés a caminho e em surtida de rato pelos interstícios de um tapume, e pelando-se, uma vez caçada a entrada, lá veio até Estarreja. Amigo de fazer as delícias dos que foram da minha infantil geração, roedor de holofotes, humor e cinéfilas fantasias, eis que finda a travessia lá poisou entre as patinhas de veludo na tenda do Carnaval de Estarreja. Toda uma empreitada superada, o Atlântico não dá tréguas, não sem que antes se escusasse aos vivas votados ao nosso par real, atestando afinal da cor e alegria dos régios regimentos, e então só depois viria, atenta a prova de benevolência do plástico, a olhadela à vitrina carnavalesca que é de Estarreja. Ao tempo que aproveitava esse ensejo de ver coisa bem feita, lá ia tomando notas do filão de pitoresco a que assistia e em rápido pulo de tecnologia a que nunca foi habituado, mas a que teve de se acomodar, era vê-lo a remeter habilidosamente para Hollywood um rol de recreios já por cá míticos, refinados trabalhos, maravilhas que não requerem calmantes nem refrigérios. Tudo ensinamento reportado a Walt Disney, sabendo Mickey que o criador já há muito não faz criação mas que a outros deixou lição. E no fim da passeata vista e escrita em tela electrónica, lá dizia o ancião ratinho; «Walt, estejas tu onde estiveres, poisa os olhos neste contentamento, sítio onde todos vão larachando, onde todos se detêm a passar divertimento, cortejo que por fim é coroação prestada à memória de um Carnaval que é coisa estupenda, de organização tangível de cantantes, poetas febris, entrudos hilariantes, artistas de requinte» E lá voltou Mickey a Hollywood , triste de partir até terras do outro lado, na esperança de regresso a tão olímpica folia. Tinha estado no Carnaval de Estarreja, vulto que lhe havia causado surpresa, e da boa.

 

Mário Rui
___________________________ ___________________________



Hoje é o Dia dos Meigos. "As Time Goes By"!

 
 
Hoje é o Dia dos Meigos. "As Time Goes By"! (14-2-2015)




Mário Rui
___________________________ ___________________________

Dia Mundial da Rádio

 
 
 
 
Mário Rui
___________________________ ___________________________

Putin, o democrata



E quem se lembra de ver no cinema, há muitos anos, antes do filme começar, um magazine de actualidades chamado "Assim vai o mundo”?
Um cessar-fogo vai entrar em vigor na Ucrânia no próximo dia 15, anunciou o Presidente russo, Vladimir Putin, no fim de uma maratona negocial em Minsk.
Mais um grande democrata agora varado de preocupações que até há pouco tempo dizia desconhecer. Rússia? Putin? É curioso, mas então não eram separatistas rebeldes os culpados por desrespeito à soberania e integridade territorial ucraniana? Putin; mais uma grande tela onde está pintada uma quadrilha de aldrabões.

 

Mário Rui
___________________________ ___________________________

Coisas da vida



Afinal parece que há uma higiene política obrigatória que atravessa latitudes tão opostas quanto as que o parolo julgado pensador quiser. É por isso que nos fica sempre bem uma rigorosa e prévia fiscalização a propósito da “pureza” e do preço de certos banhos públicos de diversões duvidosas. Mas enfim, com a verborreia manqueira que por aí vai, já pouca coisa me convence. O que mais desejo, nestes capítulos de política saltitante, ou excitante (?), é que Deus (o meu) me livre de alianças julgadas boas mas doentias por afinal não perderem dinastia. À esquerda ou à direita, tanto se me dá. Razão têm os sensatos que dizem que a diplomacia é conduzida e dominada pela fatalidade dos factos. Venha pois o primeiro que não obedeça à trepidação desta realidade. Bom, mas do que eu gosto mesmo, é da camisa “Vitor Emanuel” do senhor Varoufakis. É a chamada escolha de meios para dar batalha. O cachecolzinho 'barato' é apenas adereço inerente à ideia de ser o senhor Varoufakis o representante carnal do povo que o envia à luta... ... ...
 
Mário Rui
___________________________ ___________________________

Rádio

 
 
 
 
Mário Rui
___________________________ ___________________________