quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sobreiro já é a árvore Nacional.



“A partir de agora, abater um sobreiro não será apenas abater uma árvore protegida, mas sim, um símbolo nacional”, disse ao PÚBLICO o deputado socialista Miguel Freitas, relator do projecto. “O consenso total na Assembleia da República foi muito importante”, acrescentou.

Não me levem a mal, mas deixem-me rir. Esta terá sido a mais importante medida tomada pelos parlamentares portugueses, p´ra aí nos últimos 15 anos. Medida demasiado importante e absolutamente necessária ao crescimento do país.

Eu, que confesso a minha galopante ignorância, até desconhecia que medidas deste calibre eram tratadas na Assembleia da República. Imagino a dificuldade, 'louvando a atitude', em levar por diante tal decisão. Devem ter sido dias e dias a fio e noites de discussão, planeamento e debate sério para, finalmente, se chegar a um consenso de tão elevada e ansiada maturidade democrática.

Agora abater um sobreiro não é só arrancá-lo à terra-mãe. É abater um verdadeiro símbolo nacional. Vão trabalhar srs. deputados! Deixam lá esses assuntos para quem melhor sabe tratar deles.

Portugal precisa de símbolos nacionais mas de uma outra natureza. De uma natureza que dê os frutos tão esperados por todos nós. Desenvolvimento, crescimento económico, justiça social, educação, saúde. A qualidade da nossa democracia desceu mais um ponto.

E eu que até gosto do sobreiro, acho que deputados há que são como estas árvores. Quanto mais ela aspira a subir para as alturas, para a claridade, tanto mais aspiram as suas raízes a mergulhar na terra, nas trevas, na profundidade - no mal.

Mas que fervilhante piolhame de gente «culta» que se regala com o suor dos heróis. Prestem-nos um favorzinho. Pequenino. Elevem o nível da discussão ou então plantem mais árvores. Daquelas que dão vimes. Depois nós daremos aos vimes o que de melhor eles sabem fazer. Vergastar incompetentes que subjugam heróicos cidadãos.

Mário Rui