segunda-feira, 2 de setembro de 2019

José Tolentino Mendonça

 
José Tolentino Mendonça – é teólogo, poeta, homem de muitas outras letras e, agora, cardeal português.

“O grande desafio é, em cada dia, voltar a olhar tudo pela primeira vez, deslumbrando-se com a surpresa dos dias”
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________ 

Praia da Torreira-Murtosa

 
Ao cair da tarde também se pensa porque há luzes que só podem nascer de uma grande soma de factos.
 
Há só um mar no meu país. E esse, não importa de que lado se veja, oferece-me sempre um surto de poesia, panoramas íntimos do coração, até onde se perdem os olhares da minha ânsia de querer ver. Tudo lhe é passado, actualidade, futuro, tudo presença. Sentimento, muito, por aquilo que me deixa cogitar quando lá longe também perscruto a areia branca da praia. A maior de quantas distâncias logre a minha memória recriar, assim fico no ontem até onde se somem todos os ‘hojes’ que me possam dizer que, afinal, não há abismos entre épocas. E assim, do sítio onde estou até aquele onde outrora estive, já se estabeleceu a corrente. Rápido como a luz corre o pensamento das coisas de antanho, das amizades que comigo pisaram o areal, das mútuas atracções, dos apertos em que se confundiram as mãos que se procuravam, ou tão-só dos abraços conseguidos entre simpatias recíprocas. E quão curtos se faziam os dias. Mas, reconhecendo a escassez das minhas faculdades para acomodar o ambiente de então às minhas ideias de reconciliação presente, só posso estar grato a este mar, a este vento, a esta praia. Abrem-me os olhos à realidade evidente da minha incapacidade de mudar o tempo mas sem que abismos me separem de épocas. Por ora, recolho a vela, navegante desenganado, antes que onda ciumenta me arranque da alma a recordação sagrada.
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________ 

Política? nós riremos!

 
“Nós bem sabemos: a gargalhada nem é um raciocínio, nem um sentimento; não cria nada, destrói tudo, não responde por coisa alguma. E no entanto é o único comentário do mundo político em Portugal. Um Governo decreta? gargalhada. Reprime? gargalhada. Cai? gargalhada. E sempre esta política, liberal ou opressiva, terá em redor dela, envolvendo-a como a palpitação de asas de uma ave monstruosa, sempre, perpetuamente, vibrante e cruel – a gargalhada! Política querida, sê o que quiseres, toma todas as atitudes, pensa, ensina, discute, oprime – nós riremos. A tua atmosfera é de chalaça. Tu és filha de um dichote que casou com uma pirueta! Tu és ‘clown’! Tu és Fajardo! Se viveres, rimos!”

Eça de Queirós, Agosto 1871.

Mário Rui
___________________________ _____________________________ 

O lado bom da vida

 
De quando em vez, qualquer um é capaz de fazer coisas lindas. É o lado bom da vida. O vento que bate no cabelo, um ócio de calor, a onda que enrola na areia, a felicidade de acordarmos bem-dispostos. É quando vem ao de cima o lado positivo das coisas.
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________ 

Torreira, Murtosa e Salreu d'outrora



 
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Leonard Cohen

 
“Livro que reúne os últimos poemas do músico canadiano, letras de canções, desenhos e versos dispersos em cadernos de apontamentos e guardanapos de bares.
 
Embora seja mais conhecido pelas suas canções, que alcançaram notoriedade tanto na sua voz como na de outros intérpretes, Cohen passou a dedicar-se à música apenas depois dos 30 anos, já consagrado como autor de romances e livros de poesia”.
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Carlos Paião - Cinderela


 
Carlos Paião - 1 de Novembro de 1957 / 26 de Agosto de 1988

Crianças; "crescer vai dar tempo para aprender, vai dar jeito para viver".
Tantas são as ocasiões em que esquecemos os nossos melhores, umas por mero descuido,outras por culpa da palavra ou da postura tolamente julgada fina e ilustrada, que não poucas vezes somos levados a uma sobranceria de gostos. E esta última é justamente a que não nos deixa espaço ao prazer de bons sorrisos ante algumas folhas de poesia sentida e sons genuínos que por aí caem. Carlos Paião tinha essa airosidade simples mas tocante, aliada à delicadeza vocal e muita distinção pela singularidade da sua forma de estar e de cantar. Não sei se são bons ou maus estes versos e a voz que lhes dá alma; sei que gosto deles! Foram o mimo de um poeta que já disse adeus ao mundo, há 31 anos.

 
Mário Rui
___________________________ _____________________________ 

As notas do Luis

 
As notas do Luis (LER AQUI)
 
Goste-se ou não, como habitualmente diz Marques Mendes, as notas da semana no seu habitual comentário na SIC, hoje foram uma chamada de atenção pública para os surgentes “intelectuais políticos” de ofício. Acho estranho é que, tanto quanto lhe percebi, estejam todos do lado de quem por ora manda. Assim, um livro como esse que V.Exa. inventou deveria ser publicação periódica, e a colaboração desses “intelectuais”, obrigatória. Entro no meu falho empreendimento mental, portanto, com o maior entusiasmo e com muita gratidão pela oportunidade que V.Exa. teve em os ajudar em tarefa tão útil, para eles. De facto, ouvindo as suas anotações, não pude ocultar a emoção de perceber que estamos mesmo a caminho de uma maioria absoluta. Felizmente que referiu, já no final, a honrosa dádiva de José Cid à música, distinguida com um Grammy Latino de Carreira. Muitos parabéns, José Cid. Mereces a distinção, mas não me surpreenderia que destino similar sobreviesse a qualquer outro desses intelectuais, ou medianamente inteligentes políticos do actual governo, caso Marques Mendes fosse jurado.
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________ 

Torreira 2019




 
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Criatividades


 
A livraria Mollat, França, criou uma página engraçada no Instagram, onde mistura as capas de livros com a vida real.
 

Mário Rui
___________________________ _____________________________