quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

É Carnaval mas nós levamos a mal



Não somos a Grécia? Pois não.! A Grécia ou República Helénica , é um país europeu localizado na parte meridional dos Balcãs e confina a norte com a República da Macedónia, com a Bulgária, e com a Albânia, a leste com a Turquia, quer em fronteira terrestre, quer com fronteira marítima no mar Egeu, a sul com o mar Mediterrâneoo e a oeste com o mar Jónico, pelo qual tem ligação com a Itália.

A Grécia é o berço do nascimento da democraciaa, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da Literatura ocidental e da historiografia, bem como da ciência política, e dos mais importantes princípios matemáticos, e também o berço de nascimento do teatro ocidental, incluindo os géneros do drama, tragédia e o da comédia.

A Grécia é um país desenvolvido com graves problemas de ordem económica. É membro da União Europeia desde 1981, membro da União Económica e Monetária da União Europeia desde 2001, NATO desde 1952, OCDE desde 1961, UEO desde 1995, membro fundador da Organização de Cooperação Económica do Mar Negro e membro da AEE desde 2005. Atenas é a capital; outras importantes cidades do país são Salónica, Pátras, Iráclio, Lárissa, Vólos, Ioannina, Cavala e Rhodes.

Tudo isto é a Grécia e o que seria de mim sem a Wikipédia. País soberano mas que, fruto das muitas contradições dos seus governantes e do seu próprio povo caíu em desgraça. Tal e qual como Portugal ainda que alguns o não queiram dizer apesar de acreditarem piamente na similitude. Mas não lhes convém apregoá-lo!

É por essa mesma razão que eu bem percebo a contradição de alguns indivíduos que, na desgraça do povo helénico, mostram agora solidariedade com este país. Muitas das contradições gregas foram e são as mesmas destes indivíduos que, de uma forma ou de outra, também conduziram a pátria de Camões, Pessoa, Egas Moniz e tantos outros insígnes portugueses, ao estado em que está. Não muito diferente da Grécia.

Estou farto destes solidários portugueses. Para eles sempre foi coisa assente o que havia de resultar como produto do seu pensar mais agudo. Esse arbitrário pensar tudo o que conseguiu foi levar a grandiosidade de Portugal à grandiosa estupidez do que somos hoje. Estamos todos muito gratos quanto à vossa preciosa colaboração para esse altruísta e nobre efeito.
Mário Rui