sexta-feira, 3 de julho de 2015

Quo Vadis Grécia


Imagem: Agência France-Press (há 10 horas)

“Un homme pleure devant une agence de la banque nationale grecque à Thessalonique”

Tenho pena daqueles que choram as perdas e os infortúnios que a vida lhes impõe sem que nada tenham feito para que tal sofrimento se abata sobre eles. É um padecer com resignação e paciência em que todas as lágrimas serão enxugadas dos seus olhos, se é que isso é possível, apenas recorrendo ao socorro próprio. Desprezíveis políticas, demagogos políticos que gastando mais do que têm, gradualmente vão fazendo da sociedade uma decadência. Entre as pessoas que definham nestes dias de miséria e incerteza, raramente encontro gente suspeita de algum acto fraudulento como o fazem os que se apropriam do que aos outros pertence. Não só o pouco dinheiro com que vivem mas sobretudo a esperança, essa filha querida que lhes foi prometida com temas de nova claridade e afinal só lhes ofereceram a vigência "viçosa" da escuridão.

 

Mário Rui
___________________________ __________________________

Jim Morrison, 44 anos depois



Morreu em Paris a 3 de Julho de 1971, na banheira, aos 27 anos de idade. Muitos fãs e biógrafos especularam sobre a causa da morte, se teria sido por overdose, pois embora Jim não fosse conhecido por consumir heroína, Pam fazia-o (morreu de overdose em 1973) e é sabido que nesse Verão correu Paris à procura de heroína de uma pureza invulgar. Outra hipótese seria um assassinato planeado pelas próprias autoridades do governo americano. Jim Morrison foi referido como sendo o nº 4 a morrer misteriosamente, tendo sido os três primeiros Jimi Hendrix, Janis Joplin e Brian Jones (todos mortos com 27 anos). O relatório oficial diz que foi "ataque de coração" a causa da sua morte. Está sepultado no famoso cemitério do Père-Lachaise em Paris. Devido a actos de vandalismo de alguns fãs, por diversas vezes a associação de amigos do cemitério sugeriu que o corpo fosse transferido para outra necrópole. Em Abril de 2010, foi lançado o documentário When You're Strange de Tom DiCillo, que conta a história do The Doors. O documentário é narrado pelo ator Johnny Depp. É sempre bom recordar quem nos fez sonhar e nos embalou em música que para uns foi uma espécie de Zen, para outros foi puro enlevo. Os homens dotados e que invariavelmentes não compreendemos, distinguem-se dos outros devido a uma faculdade infinitamente maior de ver, de ouvir, de sentir. Às vezes "até na loucura há razões que a própria razão desconhece".

 

Mário Rui
___________________________ __________________________

Eusébio está no Portugal profundo! Eusébio no Panteão Nacional


Eusébio está no Portugal profundo! Eusébio no Panteão Nacional.

Jogava futebol como nunca vi até hoje. Perfumado, enérgico, sério e especialmente encantatório. Enquanto viveu, por toda a parte espalhou o génio, a língua, a fisionomia do meu país. Não só porque fazia magia com o esférico mas também porque disse ao resto do planeta que a civilização a que pertencia, a PORTUGUESA, era o nível mais amplo de identificação a que pertenciam todos os de cá. As sublimes, as belas, as boas causas que dão lustre a Portugal, só se fazem quando se é bom e grande e se há um lugar onde se perpetuem essas superioridades, então esse sítio fica bem a Eusébio: chama-se “a região de todas as bênçãos”. Já lá está! Obrigado, Eusébio.


Mário Rui
___________________________ __________________________