domingo, 9 de fevereiro de 2014

Cuidado com alguns humanos




















Pelas razões sobejamente conhecidas e atestadas por quem de direito, o Benfica vs Sporting foi adiado. Ainda bem que foram entidades que não do Benfica a decidirem-se por tal medida de precaução. A julgar pelas opiniões do “imbecil colectivo” que por aí já vagueiam, fico pasmado com o que algumas pessoas pensam e dizem a respeito do sucedido. Como se o Benfica tivesse culpa do mau estado do “jardim das aflições” que S.Pedro resolveu trazer à estampa. Claro, vai correr tinta abundante sobre o estado da cobertura, sobre o estado da lã que não engana, sobre o estado do relvado que não soprou fora os objectos, sobre tudo e mais alguma coisa. Acho bem que assim seja, mas espero que de facto tudo isto se discuta rompendo com o circulo alargado de limitações e constrangimentos que o discurso clubístico de alguns tem imposto à sua infinita e pobre inteligência. Viva o Benfica, viva o Sporting, e de fora que fiquem os chamados “obstáculos mentais” que sempre se comprazem com o azar alheio. Têm nome e têm cor e sinceramente desiludiram-me, obviamente não por serem de um grande clube, mas antes por engrossarem a cadeia de inspiração bacoca e burra da selecção de amostras fortuitas que ensombra o pensamento futebolístico do país. Estou triste convosco, adversários das quatro linhas! Eu sou benfiquista, e se um só adepto do meu clube tivesse dito o que hoje já ouvi da boca de rivais da bola sobre o acontecido, escreveria exactamente o que escrevi, com dedicatória a esse, ou a esses mesmos adeptos, posto que a tal me obrigaria o respeito que devo a todos os que não flutuam ao sabor da 'vox pop'. Pobres de cabeça...

 

Mário Rui
____________________________  ________________________________

António Egas Moniz, o Nobel português da medicina

António Egas Moniz, o Nobel português da medicina

Certamente já lemos muito a propósito dessa figura maior da ciência que deu pelo nome de EGAS MONIZ. Nascido em Avanca-Estarreja a 29 de Novembro de 1874, foi médico, neurologista, investigador, professor, político e escritor.
Galardoado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1949, é ainda hoje uma figura incontornável no panorama médico-científico mundial.
No ano em que recebeu o Nobel da Medicina, Egas Moniz fez uma declaração sobre ciência, gravada pela Emissora Nacional. Nesta declaração afirma que não existe, na sua vida, maior alegria que a descoberta de novos factos científicos.
TALVEZ  SEJAM POUCOS OS QUE TIVERAM O PRIVILÉGIO DE OUVIR A A VOZ DO PROFESSOR – AO VIVO – CONFORME O CURTO VÍDEO QUE SE SEGUE.
VALE A PENA ESCUTAR AQUI : http://ensina.rtp.pt/artigo/egas-moniz/
A louvável iniciativa da RTP-ANTENA 1 já está disponível em  http://ensina.rtp.pt/,e em https://www.facebook.com/ensinartp
 
Os interessados poderão consultar videos, audios, infografias e fotografias produzidas pelos diferentes canais da Rádio e Televisão de Portugal ao longo das últimas oito décadas.
Ao longo das últimas décadas, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) produziu inúmeros conteúdos cujo interesse não se esgotou na sua divulgação televisiva ou radiofónica. Entrevistas com figuras notáveis das letras, das artes, das ciências, bem como documentários sobre o património e a história, frequentemente procurados por professores e estudantes, têm tido acesso limitado ou caem até no esquecimento. Esses conteúdos são um complemento relevante para o trabalho feito na sala de aula, e passam agora a estar disponíveis online, através das várias plataformas digitais que o Ensina utiliza. Pretendemos construir um espaço de consulta fácil para os utilizadores, através de computadores, tablets ou smartphones, em permanente construção e – dentro em breve – com o contributo de entidades externas à própria RTP. Nos próximos meses esperamos conseguir apresentar, com elevada frequência, novos materiais trabalhados a partir do arquivo do serviço público de rádio e televisão, ou produzidos especificamente para este projeto.
Que tipo de conteúdos?
Estão disponíveis, numa primeira fase, videos, audios, infografias e fotografias produzidas pelos diferentes canais da Rádio e Televisão de Portugal ao longo das últimas oito décadas. Para além de pequenos excertos de entrevistas ou programas, apresentamos também alguns grandes documentários com grande relevância para determinadas matérias escolares.
 
Como consultar?
Na área de temas temos os conteúdos divididos pelas principais matérias: Artes, Português, Ciência, Cidadania, etc. Em cada tema podemos filtrar os resultados por tipo de conteúdo, nível de ensino ou sub-tema. Alguns dos artigos publicados estão agregados em dossiers, que nos oferecem o conjunto da oferta existente sobre determinado assunto, ou conjuntos de episódios de uma mesma série. A área de infantil destina-se ao público pré-escolar e contém parte do acervo do espaço infantil zig zag, da RTP2.

Mário Rui
____________________________  ________________________________