domingo, 1 de julho de 2012

Acto histórico

















(Clicar na imagem para aumentar)

Num acto histórico, a rainha Isabel II e o vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte e ex-comandante do IRA (Exército Republicano da Irlanda), o republicano Martin McGuinness, apertaram as mãos durante uma reunião realizada em Belfast.
O encontro foi realizado à porta fechada num teatro da capital norte-irlandesa, mas foi registado pela imprensa e divulgado pelas cadeias britânicas. Isabel II  está na Irlanda do Norte como parte das comemorações do seu Jubileu de Diamantes, que celebra os seus 60 anos no trono do Reino Unido.
O gesto comprova o êxito do processo de paz e sela a reconciliação entre dois antigos inimigos, representados pela soberana e o ex-dirigente paramilitar, símbolos do vínculo da província com o Reino Unido e da oposição à presença britânica na Irlanda do Norte, respectivamente.
Será para durar? Esperemos que sim!

Mário Rui

Mundo cão

















(Clicar na imagem para aumentar)


Não, não é um desfile carnavalesco mas tão-só mais uma 'Parada Gay' em terras americanas. Fantasiados como papa e cardeal, dois homens beijam-se durante parada do orgulho GLBT. Nunca percebi de que orgulho se trata, mas isso é lá com eles. Têm direito à diferença que mais lhes convém e eu não tenho que discutir tendências sexuais.

O que me apetece e tenho o direito de discutir é a simbologia deste orgulho que tanto pode dar para o ridículo como para o estúpido. Mais. Sempre gostava de saber a opinião de alguns sectores da chamada esquerda caviar, especialmente em Portugal, que tanta graça acha a este tipo de manifestação mesmo quando, provocatoriamente, se lança mão de sinais alusivos e objectivos ao holocausto nazi.

É que se fosse um desfile de pessoas tão comuns quanto as retratadas na imagem, mas, por exemplo, de uma qualquer Frente Nacional de Direita e com uma suástica ao peito, já eram fascistas e perigosamente amorais.

Aos outros, os das paradas gay's, tudo é permitido e nada se pode criticar. Mundo cão este em que vivemos!

Mário Rui