sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Quando se gosta ...

Dizem que estar apaixonado é uma coisa lamechas. E eu até posso concordar com isso, mas gostar de alguém é também uma coisa bonita. Bem, às vezes!
O mais engraçado é que quando estamos apaixonados só precisamos do GPS uma única vez para saber onde ela mora. Quando estamos apaixonados sabemos de cor o nome e a morada, o número de telemóvel e até o nome dos pais. E graças ao Facebook, podemos eventualmente saber a data de nascimento e onde é que ela estuda – e até mesmo saber quem é a melhor amiga que usamos para lhe preparar uma surpresa. Digam o que disserem, quando se gosta verdadeiramente, sabemos mais do que aquilo que às vezes gostaríamos de saber – até o nome do ex-namorado, rais parta!
E estar apaixonado é isto, meus amigos. Ok, é muito mais, mas para começar chega. E isto até podia correr muito bem e ser uma daquelas histórias de amor com um final feliz se não esquecêssemos tudo isso e trocássemos o nome dela por ‘aquela’ com quem falámos no sábado à noite – talvez, afinal, tu não fosses a tal.
O que dificulta as coisas – e é isto que também impede que esta seja uma daquelas bonitas histórias de amor, estão a ver? - é saber quando é que elas estão apaixonadas por nós. Por isso, se querem dissipar essa dúvida, continuem a ler esta crónica e estou certo de que aprenderão alguma coisa (ou talvez não!). A verdade é esta: por muito orgulhosas que elas sejam – sacanas! - quando estão apaixonadas não demoram mais de meia hora a responder a uma mensagem, não utilizam o truque do ‘eu já te ligo’ e não voltam a ligar e nunca, mas nunca dizem que não tinham saldo como desculpa para não terem dito nada – alguém perto delas há-de ter um telemóvel, que diabo! E mais: – que agora estou revoltado - quando estão apaixonadas de verdade, não há longe nem distância que as impeça de avançar – ai que vais para Lisboa e vamos estar tanto tempo separados! – nem mil e uma desculpas para não poderem estarem naquele lugar àquela hora.
Qualquer semelhança com a realidade de cada um de vocês é pura coincidência, mas se por acaso ela não vos respondeu à mensagem nem devolveu a chamada ou se continua a dar quinhentas desculpas para não estarem juntos, o mais provável é que já esteja com outro. Essa é a má notícia. A boa é que graças a mim vocês podem perceber isso antes de continuarem a fazer figura de parvos. Sou um fixe, não sou?
Agora que pararam para pensar – e cancelaram a mensagem de bom dia que lhe iam enviar - digam-me lá se gostar de alguém não é uma coisa bonita?!
Rui André de Saramago e Sousa da Silva Oliveira