sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Angustia existencial



O cartaz é de Outubro de 1976, da empresa Jornal do Comércio, S.A.R.L. , impresso em 67x97,5cm em 10 mil exemplares. ( tirado do livro A Guerra dos Cartazes, publicado em Abril de 2009 pela lembrabril). As instruções para colar este tipo de cartazes eram conhecidas: " Planear a acção; local de colagem;não colar em locais mortos; colar nas praças de maior movimento, zonas comerciais,paragens de autocarro, estações de metropolitano". A importância da primeira colagem também fazia parte do manual de instruções: "Ocupação de locais; não colocar baixo, facilmente se arrancam; colar direito e ao alto, principalmente quando se fazem manchas com vários exemplares; colar em mancha em locais amplos de paragem automobilística."

Será que, apagando o símbolo da UDP, os ricos começam mesmo a colar cartazes destes por aí fora? Os ricos de fora. Os de dentro, tenho a certeza que vão arrancá-los das paredes. Certamente que o primeiro a fazê-lo, porque será talvez o de estatura física mais alta, é o número onze na lista dos portugueses mais abastados, e que considera que “temos que nós ajudar uns aos outros”. «Todos nós, incluindo as pessoas que têm mais flexibilidade financeira, não estamos bem, ninguém está bem com a situação presente. Não se pode pôr mais impostos sobre o povo que tem tão pouca remuneração», acrescentou o empresário Joe Berardo.

Que compaixão eu tenho por este senhor. Que grandes nós terá o senhor nessa cabeça. Trate urgentemente da sua depressão não vá ela virar angustia existencial. Faça-o em nome do nosso país !

Mário Rui
___________________________________________________________________