quinta-feira, 26 de junho de 2014

Rádio Voz da Ria - Estarreja






Mário Rui
___________________________ ________________________________

A Hospitalidade ao Fantasma: Memórias dos Deficientes das Forças Armadas




“Tudo é humanidade, e a humanidade é sempre a mesma - variável mas inaperfeiçoável,
oscilante mas improgressiva. Perante o curso inimplorável das coisas, a vida que tivemos sem saber como e perderemos sem saber quando, o jogo de mil xadrezes que é a vida em comum e luta, o tédio de contemplar sem utilidade o que se não realiza nunca - que pode fazer o sábio senão pedir o repouso, o não ter que pensar em viver, pois basta ter que viver, um pouco de lugar ao sol ao ar e ao menos o sonho de que há paz do lado de lá dos montes.”

Fernando Pessoa, in "Livro do Desassossego"
A guerra colonial portuguesa - um massacre entre pessoas que não se conheciam para proveito de pessoas que se conheciam mas não se massacravam. E quem queria saber do martírio dos outros?
«Na guerra não chorei. Choro agora porque podia ter uma vida muito melhor»
 
Feridos no campo de batalha, mutilados para toda a vida, esquecidos na Pátria pela qual combateram. São testemunhos e olhares para a guerra colonial portuguesa, pessoas que até agora nunca tinham falado muito do assunto. Os deficientes das Forças Armadas têm agora voz através de um documentário disponível para todos chamado “Hospitalidade ao Fantasma”. Forças de testemunhos que impressionam quando se lê e ouve este trabalho, marcas que vieram do fundo das grutas onde estes ex-militares os guardam.
Vídeo realizado por Bruno Sena Martins, do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, produzido no âmbito do projeto de investigação “Vidas Marcadas pela História: a Guerra Colonial Portuguesa e os deficientes das Forças Armadas”
 
A equipa de investigação foi constituída por Boaventura de Sousa Santos, Bruno Sena Martins e Natércia Coimbra. Neste projeto de investigação participaram a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) e o Centro de Documentação 25 de Abril.


Mário Rui
___________________________ ________________________________

Qual jornalismo?



Qual jornalismo?  (Ler Aqui)
Esta imagem já correu algum do nosso mundo, tendo-lhe sido aposta uma legenda em que se dizia que o Presidente do Uruguai, José Mujica, como qualquer outro simples cidadão do seu país, estaria numa unidade hospitalar a aguardar pacientemente uma consulta médica. Não é relevante, para o caso, de que se ocuparia neste momento o Presidente mas, afinal, importante é perceber-se do modo como o que se escreve, associando o verbo à imagem, pode em muitos casos ser algo que resulta da tentativa de conquistar o que quer que seja em lugar de se defender jornalismo sério. É como que jornalismo de escaramuça à laia de mercenário negando quase tudo o que não seja verdadeira manipulação da opinião pública. Obviamente que nestas situações tais adulterações jornalísticas servem propósitos bem definidos e os mais avisados até os entendem. Acontece é que, admitindo com alguma bondade a não conivência do Presidente quanto ao objectivo pretendido, o exemplo dado com este caso, demonstra bem a tanga nova, ou velha, que se quer incutir aos mais incautos, fazendo assim crer a esses o patronato próximo de um qualquer político, para já não falar do esforço feito na quase divinização de alguns líderes, mascarando-os de dedicações humanitárias que não raras vezes não possuem de facto. É apenas por este lado que me interessa esta não notícia e não mais que isso. Não importa o sítio onde se faz jornalismo deste calibre, importa sim dizer que, em muitas redacções espalhadas por esse mundo, apenas há redacções gratuitas, cheias de défices e onde a política quer absorver todo o labor dos cérebros-leitores, até mesmo os dos mais lúcidos. Boa sorte para o desempenho do Presidente do Uruguai, país que por ora rejubila com o futebol e com outros pontapés.
 
 
Mário Rui
___________________________ ________________________________

Rádio Voz da Ria - Estarreja; uma nova imagem!



Rádio Voz da Ria - Estarreja;  uma nova imagem!
 
 
 
Mário Rui
___________________________ ________________________________