terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ideias estúpidas que se arriscam a salvar Portugal !

Não sei se já alguma vez tiveram a oportunidade de folhear o jornal Metro, que se distribui gratuitamente, entre outros lugares, nas estações de metro de Lisboa e Porto. Se não tiveram, garanto-vos que estão a perder a verdadeira pérola do jornalismo português, principalmente se prestarem a devida atenção às capas e aos títulos das notícias, cuidadosamente elaborados. Só para terem uma noção, a 14 de Junho (pura coincidência com a data do meu aniversário, obviamente) de 2010 a capa era a seguinte: “Eles desconfiam das cuecas delas”. Para o efeito, o conteúdo da notícia é absolutamente secundário, mas o título, meus amigos, é de uma categoria ao nível de poucos. Assim vale a pena fazer jornalismo!
Mas o que me traz aqui não diz propriamente respeito ao jornal Metro. Esperem só um bocadinho que já me esqueci qual era o tema de hoje. Ora bem, prossigamos. Ao que parece há um movimento criado no Facebook intitulado Subway Love, ao qual aderiram portuenses e lisboetas e que promove, nada mais, nada menos, do que reencontros entre pessoas que se apaixonaram no metro. Calma, esta não faz parte das ideias perigosas para Portugal do livro com o mesmo nome, dos autores João Caraça e Gustavo Cardoso, mas podia muito bem fazer parte das Ideias Estúpidas para Portugal. E onde é que entra o jornal Metro no meio disto? Coitado! Pois bem, a referência advém justamente de mais um título gracioso, desta vez assim publicado: “Amor na mesma carruagem”. Bonito, de facto!
Mas deixemos o jornal Metro em paz e reflictamos agora sobre a notícia propriamente dita. O movimento em si deixa-me angustiado. Vamos lá ver. Haverá certamente local melhor para se conhecer alguém, não acham? Eu proponho, e posso tratar disso imediatamente sem a vossa prévia aprovação, que se crie o movimento Porto ou Lisboa Beach Love para pessoas que se apaixonam na praia. É uma ideia estúpida na mesma, mas tão válida como a outra, ora essa. Ainda no Verão passado vi lá muito ao longe uma rapariga que me enchia as medidas. E se eu tivesse que a procurar nesse grupo do Facebook, optaria pela seguinte descrição: procuro jovem morena, que no dia X se encontrava na praia Y com um bikini cai-cai vermelho e por aí fora. E quem diz na praia diz no autocarro, na igreja ou no talho do senhor António, cujos bifinhos de lombo dizem atrair muitas mulheres bonitas. Aqui a história seria bem diferente: procuro jovem loira, que no dia X levou 300 g de fiambre da perna extra e que pagou com uma nota de 10€. E assim seria tudo bem mais fácil e as relações durariam bem mais, vos garanto.
E já agora, há mesmo um grupo no Facebook para todas as pessoas que consideram inadmissível a capa do dia 18 de Maio do jornal Metro em que o Presidente da República aparece vestido com um fato com a bandeira gay e a dizer "Cavaco deu o nó". Isto sim, é jornalismo com classe!
Rui André de Saramago e Sousa da Silva Oliveira