quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Popeye The Sailor Man

















Mário Rui

Dia Mundial da Saúde Mental

























A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima em 450 milhões o número de pessoas que sofrem de algum distúrbio mental no mundo. Dessas, menos de metade recebe tratamento. O número impressiona e mostra como as pessoas se preocupam muito mais com a saúde física do que com a mental. Sempre envolta em preconceito e desinformação, as doenças da “cabeça” são, até hoje, colocadas sob o tapete.

Para divulgar o tema e promover o debate sobre o problema, a Federação Mundial para a Saúde Mental (www.wfmh.org) criou o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado hoje, 10 de Outubro. Todos os anos, a Federação escolhe um tema para ser trabalhado e o de 2012 é a
depressão. “A depressão é um dos problemas de saúde mental com maior impacto na saúde pública, pelas suas manifestações e pelas suas consequências, em termos das limitações e incapacidade provocadas no funcionamento da pessoa que dela sofre. Por outro lado, é consensual que os períodos de crise contribuem  para o agravar de diversos factores que tornam a pessoa mais vulnerável e aumentam o risco de surgimento de episódios depressivos.
Mário Rui