segunda-feira, 29 de julho de 2019

Foxtrot Aventura

 
Foxtrot Aventura (LER AQUI)
De facto trata-se mesmo de uma “Foxtrot Aventura”. A dança de salão de origem americana, muito em voga por volta do início do século XX, definitivamente assentou arraiais em Portugal. Já relativamente ao padeiro – com o perdão dos seus pares de função – tornado “técnico especialista” em proteção civil, em Dezembro de 2017, pouco mais há que me pasme. De resto repare-se também em Newton, grande cérebro, claro, mas foi uma simples maçã ao bater-lhe na tola que o levou à descoberta da lei da gravitação universal. Não terá acontecido algo semelhante ao “técnico especialista”? Sim, talvez, até porque por cá, já um dia vi um fulano que chamou à graxa para as botas um preparado e imaginou-se logo um homem de ciência. E à vista do que para aí anda, entre aprendizes de feiticeiro, ajudantes de xerife, regedores, ministros e cabos d’ordens, só nos resta esperar que mais obras-primas desta força e competência aportem à República. Mas sempre lamentando que, atrás do grotesco de tudo isto, esteja uma coisa muito séria, muito grave, muito triste, que é o Estado a que chegámos.
 
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________


Por aí

Percurso do BioRia em Salreu/Estarreja
Tribunal Judicial de Estarreja
Hospital Visconde de Salreu - Salreu/Estarreja
Vista da cidade de Estarreja
 
 
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________

Há paisagens que também são estados de alma


Sobre a fé e o bem-estar clerical dos outros, dificilmente me ouvirão falar. Sobretudo porque às vezes responde a coisas que todos perguntam mas só alguns entendem. Não discutirei sequer fidelidades pessoais que possam perturbar o solene instante de quem quer comparecer. Com que desculpas explicaria um tal desregramento? Só fixei um instantâneo e, se me desse por entendido em alguns mistérios, daria quando muito um péssimo 'pensador' e ainda pior ‘retratador’. Isto porque há paisagens que também são estados de alma e cada um saberá como exprimir emoções e esperanças por conta própria. Ainda bem!


Mário Rui
___________________________ _____________________________

O hacker e a “Brigada Única da Verdade”.


“Se desconfiarmos que alguém mente, finjamos crença: ele há-de tornar-se ousado, mentirá com mais vigor, sendo desmascarado.”
Ministério Público e PJ encontraram indícios de que o hacker Rui Pinto entrou nos emails de procuradores e de funcionários da Administração Interna. Terá acedido igualmente a dezenas de outros endereços electrónicos do Ministério da Justiça, inclusivamente do juiz Carlos Alexandre, aos segredos do processo da Operação Marquês e ao processo BES. E, se assim for, mais uma vez é necessário, creio, demonstrar o tamanho da fraude perpetrada em nome da suma “transparência” trazida à estampa por um qualquer manhoso arauto da verdade. Coisa estranha, a informática, o hacker e sobretudo quem o apoia. Em particular essa gente que mostra uma sensação de regozijo com a suposta superioridade moral do dito, como se a justiça final ficasse ao cuidado deste novo pirata disfarçado de “fiscal” da transparência. Um sujeito sério, se quiserem até um pirata informático, dou de barato, vale por aquilo que a sua conduta evidencia, não pelo que agrada a umas línguas soltas dizer sobre os seus (perigosos) processos de invasão alheia. É pena que esta constatação ande muito ignorada no país das bravatas digitais onde a retórica sensacionalista parece valer mais que os actos concretos. E isto porque os discursos verborrágicos dele e os de quem o acha digno de grandes feitos, valem mais do que o conteúdo dessas mesmas pessoas. E, já agora, a fim de examinar o título de herói que alega ter ou que outros lhes atribuíram, alargue-se pois a investigação a todos eles. Talvez assim ficássemos esclarecidos a propósito dessa “Brigada Única da Verdade”.
 

Mário Rui
___________________________ _____________________________

Açambarquemos antes da greve... pois então

Ministro aconselha portugueses a abastecerem viaturas antes da greve (LER AQUI)
Fareis tudo o que o mestre mandar? Faremos todos!
Gente que não sabe o que diz. Mas antes de abastecermos, troquemos o depósito dos carros. Aconselho daqueles que levam 200 litros de combustível, no mínimo. Ou então, 'ferroviem-se'!
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________


Boris Johnson vence a corrida para a liderança dos conservadores

 
“Boris Johnson, o antigo mayor de Londres, venceu a corrida para a liderança dos conservadores e será, a partir desta quarta-feira, primeiro-ministro do Reino Unido”.
“O também ex-ministro dos Negócios Estrangeiros venceu Jeremy Hunt (que lhe sucedera no cargo) com 92.153 votos contra 46.656. Votaram 87,4% dos quase 160 mil militantes do Partido Conservador. Amanhã a rainha Isabel II deve dar posse a Boris Johnson como novo primeiro-ministro”.
(Oleg Popov/Getty Images)
 
Mário Rui
___________________________ _____________________________