terça-feira, 19 de julho de 2011

LIXO?


A empresa norte-americana de notação financeira Moody's decidiu classificar o nosso querido país à beira mar plantado como ‘lixo’ para os investidores, apesar do esforço económico-financeiro que as nossas famílias têm feito.
Uma coisa muito bonita de se fazer - isso de chamar ‘lixo’ a um país - se isso não representasse para nós uma afronta e um insulto e se não soubéssemos nós que ‘lixo’ é aquilo que se considera dos que querem fazer do resto do mundo seus súbditos.
Não é de estranhar que a arrogância e o despotismo a que já nos habituaram algumas autoridades e instituições americanas resultasse nisto, mas é de estranhar que a sua falta de sensibilidade e a sua prepotência os faça crer que ninguém dará pelas suas tentativas disfarçadas de dominar o mundo.
Não é de estranhar, também, que ofender um país numa situação já frágil como a nossa é ofender o seu povo. E este país que eles agora consideram ‘lixo’ é o mesmo que, através da sua gente, lhes deu a conhecer novos mundos, que lhes abriu as portas a novas conquistas e cuja língua, a oitava mais falada no planeta, terceira entre as línguas ocidentais, é representada por cerca de 230 milhões de pessoas.
Cuidado porque este país que agora ridicularizam e humilham viu também nascer um império maior do que aquele que eles alguma vez terão, suportou riquezas que eles nunca possuirão e deu à luz génios que eles nunca terão.
Considerar um país assim como ‘lixo’ em nome de interesses mesquinhos e medíocres que só pretendem salvaguardar os proveitos da maior potência mundial – porque será? - é um sinal de pobreza de espírito, falta de carácter e desrespeito próprio daqueles que julgam poder dominar o mundo com as suas manhas.
O que eles não sabem é que o mundo se conquista como nós o conquistámos: com a simpatia e a hospitalidade deste povo bom e afável, com aquilo que o nosso país oferece aos de dentro e aos de fora e com aquilo que já demos a conhecer ao mundo.
Lembrem-se: nem a pior crise de sempre - a vossa de 1929 – se resolveu com arrogância e sede de poder. Esta também não se resolverá assim – pelo menos aqui - porque nós não vamos deixar!
Rui André

_____________________________________________________________________________