quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Coragem



Mas tenho em mim isso a que chamo a minha coragem; e, até agora, conseguiu ela pôr fim a todos os meus desencorajamentos!



Mário Rui

Filhos e filhos.



Este promete ser mais um sucesso do psicólogo espanhol Javier Urra, autor do best-seller “O Pequeno Ditador”, também trazido até nós pela Esfera dos Livros, e que nos esclarecia quanto às mais adequadas formas de lidar com as crianças e com as suas exigências, baseando-se na experiência e em testemunhos reais. “O Que Ocultam Os Filhos, O Que Escondem Os Pais” ajudará o leitor adulto a entender melhor a fase da adolescência, pela qual os seus filhos podem estar a passar, e a ultrapassar as barreiras de comunicação que se interpõem tantas vezes entre pais e filhos. Com a leitura destes nove esclarecedores capítulos, poderemos entrever como partilhar a vida com o adolescente, em vez de a vivermos separados ou isolados nos nossos pequenos mundos. Para alcançar este diálogo saudável, ficam algumas pistas do autor, corroboradas por Daniel Sampaio, um dos mais conhecidos psicólogos portugueses, no prefácio.

Devemos promover o diálogo baseado na confiança, desmistificar assuntos considerados tabu, valorizar e respeitar as emoções do adolescente, fazendo-o sentir que tem importância e lugar nas decisões da família. Os pais são aconselhados a não ser agressivos e estarem disponíveis para ouvir. Acima de tudo, deve perceber-se que nem tudo pode deixar de ser segredo, dos filhos para os pais e vice-versa. Pais e adolescentes devem reflectir e procurar novas formas de relacionamento, pois a sociedade actual assim o exige. Esta obra fundamenta-se na experiência do autor e na recolha de inúmeros testemunhos concretos que foram depois devidamente trabalhados e analisados.

Destacam-se ainda os anexos com as suas tabelas descritivas das respostas obtidas nas entrevistas, questionários, um relatório específico sobre os jovens portugueses e os 78 dilemas e desafios da educação, de onde realçaria o propiciar o autoconhecimento. Vejam-se ainda os “silêncios cinematográficos", onde o autor deixa sugestões de filmes que retratam os dilemas da adolescência e que poderão servir de ponto de partida para a abertuda da via de comunicação. Como diz Javier Urra, “a educação não é uma ciência, é uma arte”.

Mário Rui