domingo, 18 de junho de 2017

D.E.P.

 
Em memória das vítima de Pedrógão
 
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Eu sou Pedrógão!



De facto, em volta de toda esta tragédia fumega uma onda de cansaços, de fatalismos, de decepções e de medos de novas decepções. Há ainda a própria violência do monstro-fogo que mais uma vez leva o melhor da nossa história pátria, as pessoas que assim perdemos em miseráveis e penosos becos sem saída. É agora tempo de lhes entregar, desde logo, a nossa veneração e respeito por tão traiçoeira partida, mas é também chegado o tempo de perguntar se para os miseráveis e penosos becos sem saída que ceifam vidas humanas, ninguém tem foice que lhes corte as ervas daninhas. É que já há muitos anos que nos pesa a consciência de que os nossos fogos não sejam deste mundo. E são cada vez mais asfixiantes sobre o peito do País. Bem sei que a hora ainda não é de alegar críticas. De resto, do que presenciei, fica-me até a ideia de que os responsáveis nacionais estiveram à altura dos seus afazeres nestas circunstâncias, parecendo-me minimamente preparados para serem tudo quanto Portugal queira sempre e quando ocorrem catástrofes humanas. Dos bombeiros, gente cuja luta pela vida dos outros, lá no sítio onde a terra queima mais, tem sido um quadro excepcional de cultura cívica e moral, quantas e quantas vezes infelizmente sacrificado ao seu bem, só me merecem admiração. Quem lhes havia de querer tirar este respeito? Respeito tiro-o aos que, como esta madrugada vi na televisão, de fato domingueiro, dizendo-se presidente de uma qualquer associação nacional, pede palco, pede plateia, pede palmas, pede tudo através de artifícios de sintaxe que deem significação colorida a palavras chochas e sem qualquer acrescento que resolva os males de que padecemos. Até em vendo-se esquecido do abraço apertado, sentido, do nosso Presidente da República, que de novo esteve bem, não se desobrigou de o chamar para o cingir com os braços não fosse o País achá-lo um desatracado naquele cenário.
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Por aí


 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Para que não esqueçamos


 
O dia 6 de Junho de 1944 marcou a data em que milhares de soldados norte-americanos, britânicos, canadianos e franceses, na sua maioria, desembarcaram na costa francesa da Normandia e participaram na maior invasão marítima já registada na história militar; o desembarque na Normandia, chamado de Dia D, liderado pelos Estados Unidos e seus aliados, que deixou um rasto de jovens soldados mortos na luta pela libertação da Europa do jugo nazi. Foi o início da derrocada de Hitler e da barbárie que semeou. Onze meses depois, chegaria ao fim a Segunda Guerra Mundial.
 
Mário Rui
___________________________ __________________________
 

Por aí



 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

PÉROLAS!!!


 
Está quente. É calor que faz lembrar outros calores, algures no tempo. Calores que fizeram dos anos 80 um tempo em que tudo o que foi gozado foi apenas um dom, um grande dom! Falar hoje desse viveiro de descobertas retrospectivas, desses calores, ainda é sentir-me prefigurado nos gestos, nos actos, nas palavras, nos afectos de uma extensão que já não pode ser prolongada. Confiei quase tudo a esse tempo. Não o discuto, senão parto-o!
 
Mário Rui
___________________________ __________________________