quinta-feira, 13 de julho de 2017

Correios das Manhãs


Não sei se o homem é ou não culpado dos crimes pelos quais foi condenado e disso também não me vou ocupar. Devo reconhecer a minha preguiça mental para entender um país que se organiza de manhã, desorganizando-se à tarde para, à noite, talvez se deitar com intriga que eu não conheço. Falo da política brasileira, toda. O que aqui me convoca é antes, opinião minha, a infeliz capa do jornal i. Para jornalismo que se acha ‘censor’ e ‘educador’ de leitores, eu adivinho o quão efémero deva ser o influxo moral que as suas capas devam produzir na plateia. Afinal há mais correios da manhã do que julgávamos. Lamento é que o i ainda não se tenha lembrado de capa semelhante para o presidente angolano. Não será certamente por falta de habilidade mas talvez por falta de outra coisa a que vulgarmente se chama coerência e independência. E, já agora, Maduro também dava uma excelente capa. Estou só a dar ideias, mas pensem nisso, talvez o patrão Angola não vos sancione e o Nicolás não vos feche a porta de uma vez por todas. Experimentem. Mas sempre tendo em conta três coisas; o que é uma capa de jornal, o que foi o grande José Vilhena (1927-2015) e o que são os homens elásticos dos circos!


Mário Rui
___________________________ __________________________

3ª Campanha Arqueológica do Castro de Salreu (Salreu, Estarreja)

































 

Está em curso, desde 10 de Julho e até 4 de Agosto, a 3ª Campanha Arqueológica do Castro de Salreu (Salreu, Estarreja)
As escavações envolvem uma equipa de cerca de 40 pessoas, entre arqueólogos, estudantes e outros colaboradores.
“Os trabalhos neste importante sítio arqueológico do concelho foram iniciados em 2011 e permitiram já identificar importantes vestígios da ocupação do local há cerca de dois mil e quinhentos anos, designadamente restos das estruturas em pedra e terra que delimitavam o povoado, assim como parte de uma estrutura provavelmente habitacional e fragmentos de louça e outros objectos utilizados à época.
Depois de no ano passado terem sido encontrados mais vestígios da ocupação do local cinco séculos antes do nascimento de Jesus Cristo, época anterior à vinda dos romanos, tais como restos de cabanas, cerâmicas e utensílios, as expectativas para esta nova campanha são mais elevadas.
Sob orientação de arqueólogos do Centro de Arqueologia de Arouca, os trabalhos contam com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja e têm associado um programa de voluntariado que reuniu participantes não só do concelho, como de municípios vizinhos e até do estrangeiro, como é o caso de Espanha e Brasil. O voluntariado em escavações arqueológicas é um trabalho especializado, como é próprio de uma atividade científica, mas que qualquer um, com o devido enquadramento e apoio técnico de um especialista pode desempenhar” (Fonte: C.M.E.).

Mário Rui
___________________________ __________________________

Afinal era tudo coisa fatela


Afinal era tudo coisa fatela
Podemos ir descansados para a praia. Aquela coisa sem importância acontecida em Tancos, foi afinal safra de um qualquer zé-pereira cativado apenas pela regra de parasitar nas arcas militares. O malandro entrou, viu o que havia e, pelos vistos, bem observada a incursão, lá dentro tudo era verba espatifada por coisas que não tinham nada a ver com a militança! Tudo não passou de desvio de material obsoleto, diz o Chefe do Estado-Maior, ou talvez menor, sei lá. Costa regressou de férias e a nuvem que pairava, o mistério ondulante, ficou esclarecido. A primeira coisa a deduzir do que lhe ouvi, é que não tendo Portugal razão para recear no continente a invasão armada de inimigo sem um aviso prévio, o roubado não faz falta. Assim sim, faz-nos falta é quem persista em só ver paisagens cor-de-rosa. E enquanto as preocupações do País assim se tratam, podemos estar sossegados pois tudo isto é mero assunto de poema. Com tanta banalidade, o que me chateia é que seja a imprudência a fazer-lhe companhia. Companhia, às armas, volver ao folguedo. Viva a anarquia em que tombámos!


Mário Rui
___________________________ __________________________