terça-feira, 30 de outubro de 2012

Constitucionalismos





















Opinião Soares: Alterar a Constituição “daria uma guerra civil”
O antigo Presidente da República Mário Soares, ver aqui,considera que “o povo português jamais permitiria” mudar a Constituição para lhe tirar o “espírito progressista que tem desde que foi votada, pela primeira vez”. O histórico socialista diz mesmo que se o actual Presidente Cavaco Silva, que jurou a Constituição, tendo de a manter como tal, aceitasse o contrário, provocaria uma “guerra civil”.

É capaz disso, é! São estas opiniões que me deixam atónito, descrente da nossa triste política caseira, com falta de compreensão e muita perturbação, já agora para acabar tudo em ’… ão’ e para não terminar em escrita com mais pureza . Mudar a Constituição para lhe apagar “o espírito progressita” é blasfémia. Usurpar dinheiro aos contribuintes, taxar miseravelmente o rendimento de quem trabalha, despedir indiscriminadamente, roubar o Estado, dar dinheiro a fundações que não concorrem para resultado nenhum, pagar as dívidas de bancos privados, tudo isto pode ser feito. Embora a intocável Constituição progressista, seja lá isso o que for, também diga que é inconstitucional. Mas isso não conta para nada! E depois também convinha dizer ao Sr. Soares que o povo, essa tal mole humana que lhe é tão querida, ainda não foi ouvido de modo a saber-se se estará ou não de acordo em mudar algum do articulado constitucional. Mas que mania que o senhor tem de falar em nome de quem não lhe passa atestado para tal.

Que preocupação com a Constituição o senhor manifesta. Mas será que já não fizeram dela letra morta? Então mas não a mudam todos os dias para o que interessa a alguns poucos? E isso deu alguma guerra civil? Não? Pois devia ter dado. Para acabar com muitos progressitas que mais não fazem senão desrespeitar um povo e uma nação. Bem, mas uma guerra civil, também não. Como a guerra foi em todos os tempos a causa principal da transformação das famílias em tribos, das tribos em nações e das nações em coligações, então o melhor seria só uma escaramuça. Que acabasse de vez com a vaidade humana que por aí se passeia. Impunemente!

Mário Rui