sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

David Bowie comemora hoje 69 anos


 
PÉROLAS!
Envelhece-se? No mais das vezes, sim. A alternativa é reinventar a velhice. Pode demorar uma vida 'inteirinha' mas há gente que consegue vencer as hesitações. David Bowie comemora hoje 69 anos e o lançamento de mais um álbum; Blackstar. Mais uma vez a música vai sofrer – felizmente – nova prorrogação!


Mário Rui
___________________________ __________________________ 

C.D.E. - Presença na 2.ª fase alimenta o sonho do Estarreja


PRESENÇA NA 2ª FASE ALIMENTA O SONHO DO ESTARREJA  (LER AQUI)

As coisas boas são as mais caras. Porquê? Custam o esforço da dedicação, do acreditar e do levar longe o nome de Estarreja. E o C.D.E. mostra confiança, pois é mais definitivo do que aquilo que julgamos.


Mário Rui
___________________________ __________________________ 

Veiros-Estarreja e a sua árvore secular


Lembrou-me, e muito bem, o amigo José Matos, que Veiros está no roteiro de árvores classificadas na categoria de monumentos naturais. A edição do JN de ontem dá destaque ao assunto. Obrigado, Zé. O que é 'nosso', também é bom!
Veiros-Estarreja e a sua árvore secular
Árvores seculares para atrair ecoturismo
“Árvores monumentais que Portugal possui mas não aproveita para chamar turistas.”
Quem o diz é a investigadora da Universidade de Aveiro Raquel Lopes, que lançou um inquérito aos 100 municípios que compõem a Região de Turismo do Centro e se propõe ajudar a criar um roteiro de árvores classificadas na categoria de monumentos naturais, que permita chamar novos públicos e incluí-las na estratégia de turismo para Portugal.
Apenas 148 dos 278 municípios do continente têm árvores classificadas, de acordo com os dados fornecidos pelos municípios ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
"É impensável, atendendo à riqueza do nosso país. Ainda há muito trabalho a fazer e um enorme potencial a descobrir", diz Raquel Lopes, explicando que a legislação permite que as classificações possam ser feitas consoante o porte, desenho, dimensão, idade, relevante interesse público em termos de valor natural, histórico, cultural e paisagístico.
Podem ser classificadas tanto árvores isoladas como conjuntos arbóreos, povoamentos florestais, bosques, arboretos, alamedas e jardins.

Mário Rui
___________________________ __________________________ 

Portugal vê "com muita preocupação" clima de tensão no Médio Oriente


Portugal vê "com muita preocupação" clima de tensão no Médio Oriente (LER AQUI)

Pois, está bem, mas já agora atente igualmente no clima de tensão que se vive na Venezuela. Estão lá mais de 400 mil portugueses. 400 mil, só para lembrar e para lhe dizer que esta presença data do século XVI. Se quiser fazer o “favor”, eles e nós, agradecemos muito. É Portugal que lá está! Depois, se lhe sobrar preocupação, podemos falar também de Angola. Convinha!



Mário Rui
___________________________ __________________________ 

Candidatos à Presidência da República na Antena 1; umas máximas ditas a correr e sem causas

 
Eu sintonizei
Debate? Dez candidatos num estúdio de rádio durante 2 horas? No mais das vezes, não há. Quando há, é por excesso! E quando é por excesso é como se não tivesse havido. Coitada da moderadora, pobres candidatos. Apresentaram-se, apenas! Nada mais. E é para isto que a rádio não serve; o que não for bom para a antena também não é bom para os que querem falar, tão-pouco para os que querem ouvir.


Mário Rui
___________________________ __________________________ 

PALAVRA DO ANO 2015: REFUGIADO


Em cerimónia realizada no passado dia 4 de Janeiro, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, a Porto Editora anunciou a PALAVRA DO ANO 2015 eleita pelos portugueses: REFUGIADO.
Mário Rui
___________________________ __________________________