domingo, 6 de novembro de 2016

Eleições nos EUA



Já só espero que de 8 para 9 de Novembro o mundo mude para melhor. Nos EUA será a 58ª eleição presidencial do país e, no mínimo, como acho que a maldade e a violência não servem como instrumentos de mudança, quero acreditar que os imbecis não continuarão a ser venerados como deuses. A bem do mundo, porque francamente tenho medo de um certo mundo!
Mário Rui
___________________________ __________________________

Mais uma sombra numa sombra


27 magistrados do Ministério, 30 peritos da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística e da Unidade de Tecnologia e Informação da PJ, 400 agentes da Polícia Judiciária, 105 buscas em todo o país, domiciliárias e não domiciliárias, emitidos vários mandados de detenção, Estado terá sido lesado em mais de 10 milhões de euros. Chega? Chega mesmo? Que país é este? Que vícios incompatíveis com a honradez são estes? Terá Portugal de pedir senso a alguns portugueses por tabuleta posta na varanda da decência? É demais. Convinha talvez pedir também à parte da nação que produz, trabalha e sofre, os chamados coimados, os que só têm por fortuna os braços que labutam, que nunca se arrependam de ficar cá. São os mais acreditados e, se nos fogem, então ainda mais se afunda o conceito de país. Chiça, já chega de esbofetear Portugal!!!


Mário Rui
___________________________ __________________________

Gata, é gata!


 
Pediu-me uma fotografia. Tirei-lhe duas. A cor dos olhos encantou-me. Mereceu. Gata, é gata!
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

A opressão americana que não me interessa

 

Que me desculpem os apaniguados do Halloween mas a verdade é que me acho um tipo orgulhoso da minha origem, se quiserem até da minha plebeidade, e por isso não compreendo essa coisa que descaracteriza e achincalha a minha rua e sobretudo a minha tradição. Prefiro as noites de festa vividas em trajes comuns às celebradas em vestes esfarrapadas. E se estas orações de agonia , trazidas à rua por via de uma espécie autopsial já de si meia cadavérica, podem fazer o gozo de uns tantos, então adeusinho à ressurreição estética das boas festas à portuguesa. Lá vamos ficando sem tradição que nos escude, nem originalidade que a credite. Não gosto nada desta solenização das trevas e de maxilas desdentadas que comem a minha terra e que me obrigam a ‘fugir-me'. Celebração de quê? Só se for lá nos “States”, por cá há certamente muito melhor do que isto. Poucos têm orgulho do seu lugar e muitos fazem por se dar à cópia. E a cereja no topo do bolo, calculem, li-a há instantes; há salas de cinema que assinalam este dia do tal Halloween com a projecção da “Laranja Mecânica”, do Kubrick. Tem tudo a ver, está visto. Ah, raio de vida! Lá tenho eu de ir às minhas recordações buscar o assunto das minhas páginas festivas para ver se apago epitáfios que me entristecem.


Mário Rui
___________________________ __________________________

Breve advertência aos incrédulos


Domingo, 30, a hora vai atrasar! Quando o relógio marcar as 02h00, volta a ser 01h00. É estranho, mexer assim no tempo. Desde logo porque é de direito natural que o tempo não seja atrasado sem ser ouvido. Pior ainda é que querem fazer do tempo cenário escuro ainda mais cedo. Vá lá um homem perceber isto, mesmo recorrendo à matemática...
 

Mário Rui
___________________________ __________________________

É natural, pois às vezes rezar é arranjar uma nova situação



É natural, pois às vezes rezar é arranjar uma nova situação… (LER AQUI)
Diziam que era da extrema-direita mas ele sempre teve a certeza que era da esquerda. Chamaram-lhe fundamentalmente estúpido! Era verdade! Eu assisti a tudo isso. A juntar aos anteriores, num governo socialista também já esteve e ei-lo agora hesitante sobre se irá para outro qualquer partido ou se para um convento chorar lágrimas fradescas. E a democracia imobiliza-se num silêncio magnífico de aceitação de tudo isto. Por certo até terá a vaidade de querer ficar em estátua no coração do povo mas, a mim, mesmo que me rogasse, jamais me arrancaria do peito hossanas de preito. Nasci há já muitos anos, jamais faria parte de um público de lorpas que tira o chapéu com grandes mostras de veneração a algo cuja única característica é a falta de clareza íntima.

Mário Rui
___________________________ __________________________

O amor

 
Às vezes, o bem-estar do amor respira-se na rua. É a altura em que a paisagem se enxuga da neblina nocturna.

Mário Rui
___________________________ __________________________

Em Marte


ESA envia sonda à procura de vida em Marte
Se a nave poisa na Lua, é alunar. Se poisa em Marte, é amartar. O espaço é uma coisa linda. E se poisar em Vénus? É o quê? Não sei.
 
Mário Rui
___________________________ _________________________