domingo, 22 de abril de 2012

Magia
















"Isto é magia. É a forma como o mundo é, só que poucas pessoas arranjam tempo para parar e observar."

Mário Rui

Uns governam o mundo, outros são o Mundo.
















Uns governam o mundo, outros são o Mundo.

Mário Rui

O ovo unido jamais será vencido


















Esta semana, as galinhas portuguesas que lêem o i ficaram em pânico. Segundo este jornal, talvez as poedeiras não sobrevivam ao Verão. Não por causa do aquecimento global, mas por exigências da União Europeia sobre o espaço para cada galinha no aviário. Para os galináceos viverem à larga, as regras comunitárias são apertadas. Em alturas de crise como esta, é satisfatório ver as autoridades competentes preocupadas com as condições de sobrevivência de todas as espécies, desde banqueiros a galinhas.

Curiosa é a solução proposta para estes bichos que vivem em condições terríveis – estou a falar das galinhas. Como vivem em espaços exíguos e sem local apropriado para raspar as patas, a UE pede que se aniquilem em massa. Três milhões de mortes são um genocídio. Esta espécie é incrivelmente estúpida e correr depois de ter a cabeça cortada é prova de que o cérebro não lhes faz muita falta. Mesmo assim, as galinhas merecem sorte melhor.

Como estes animais têm pouca capacidade de reivindicar os seus direitos – continuo a falar das galinhas, não dos banqueiros – e a World Wildlife Fund está mais preocupada com os pandas, porque os peluches de ursinhos vendem mais que os de galinhas, alguém tem de pegar nesta causa. Não é necessário dizimar milhões de criaturas. Há soluções. Distribua-se a bicharada. Uma a cada família. Proponho que cada casa portuguesa tenha uma galinha poedeira. Os cidadãos ficam apenas obrigados a manter o bicho vivo e em locais pouco exíguos. Para os citadinos, sugiro um espaço em desuso: o bidé. É arejado, espaçoso e fácil de limpar. O ralo pode servir para chocar os ovos. A União Europeia não teria objecções e os portugueses passariam a ter ovos frescos para o pequeno-almoço.

In " jornal i "
Mário Rui