domingo, 14 de janeiro de 2018

Tondela: incêndio faz oito mortos e dezenas de feridos em Vila Nova da Rainha


Chamas deflagraram em associação recreativa quando dezenas de pessoas jantavam, jogavam sueca e assistiam a um jogo de futebol. (13 de Janeiro de 2018)
Que descansem em paz os que partiram
Não houve política envolvida, muito menos charivari entre facções. As redes sociais, serenas, como se debruçadas sobre uma eleição, reconhecendo-a talhada para mais altos destinos (?), o futebol, habituado a deixar contentes os que ganham, ocupam afinal o dia seguinte a mais uma tragédia humana que passa, como qualquer coisa banal, no meio da geral indiferença. É pena, pois quando tomamos consciência da realidade que nos cerca, quer ela seja feita na urna eleitoral, na disputa da bola ou no sofrimento humano, deveria ser este último, por respeito às vítimas e solidariedade às famílias, o mote primeiro do nosso lamento. Lamento por não sermos capazes de remediar muitas insuficiências que bem poderiam evitar a viagem de que não se volta, de preenchermos muitas lacunas e de pôr cobro a um ror de solidões alheias sempre que ficamos, todos, mudos como um peixe, diante do drama. Quero crer no PR – pese embora a crítica que alguns lhe dedicam - posto que, há pelo menos um a quem reconheço muito bem os deveres do seu cargo, não se esquecendo o dito quem é e o que representa para o país quando sofredor.

 

Mário Rui
___________________________ __________________________

Vencemos!


(Braga 1 - 3 Benfica)
No Benfica, ontem, houve uma frescura nova de Primavera num tom discreto de equipa que jogou bem. Agora, só peço à providência, ainda que não seja à divina, que não deixe aquele poeta-comentador Luis Freitas Lobo, à guisa de raciocínio julgado filosófico, falar durante o jogo. É tal o corrupio de técnicas linguísticas para destruir as técnicas do futebol, que fico pensando se não seria melhor fazer dele membro influente de um cenáculo literário. Porra, é dose ouvir este homem durante 90 minutos!

Mário Rui
___________________________ __________________________

Estarreja: secular Feira d’Ano de Santo Amaro está de volta








Com mais de 300 anos de existência, a secular Feira d'Ano volta ao alto de Santo Amaro no dia de 15 de Janeiro, próxima segunda-feira, com a presença de dezenas de feirantes vindos de todo o país. Desde o final do século XVII, o 15 de Janeiro significa subir a esta zona histórica do município de Estarreja. Realizada no altaneiro espaço de Beduído, onde se situa a Capela de Santo Amaro, a popular Feira era muito famosa noutros tempos devido ao comércio de gado que atraia multidões. Era uma das principais feiras da região. Data de 1662, o Alvará de D. Afonso VI que estabelece a criação de uma feira quinzenal na freguesia de Santiago de Beduído, junto da Ermida de Santo Amaro. Hoje, continua a ser muito procurada, também pela tradicional carne assada à moda de Santo Amaro, um dos ex-libris da gastronomia local. É igualmente palco do comércio de produtos regionais, assim como de outras utilidades, local onde dezenas de feirantes provenientes de todo o país marcam presença anualmente. Sobre o certame, que na altura tinha periodicidade diferente da actual, escreveu o Professor Doutor Jorge Gaspar, em 1970,  “As Feiras de Gado da Beira Litoral”, onde refere que “em Santo Amaro realizam-se duas feiras em cada mês (a 15 e a 30). Constituem na Beira Litoral as mais importantes, se não as principais feiras de gado bovino – bois e vacas de trabalho, turinas e vitelos. Também são fartas em roupas, calçado, plantas, alfaias agrícolas e domésticas”. “O gado distribui-se por três recintos: dois junto da estrada que segue para Oliveira de Azeméis e o terceiro do lado norte da capela de Santo Amaro. Este último está reservado a vacas turinas gordas, para abate, e vitelas turinas, desmamadas, para a recria”. “Num dos recintos junto da estrada arrumam-se os bois e vacas de trabalho; no outro ficam as turinas de leite e os vitelos ainda não desmamados. Em 15 de Fevereiro de 1965 estavam, aproximadamente: 300 vacas gordas e vitelas desmamadas, 120 juntas de bois e 30 de vacas de trabalho (algumas acompanhadas das crias) e 120 turinas e vitelas não desmamadas, ou seja, um total de mais de 720 cabeças”. Pelo marco importante que foi e que se pretende sublinhar através daquilo que ainda hoje representa para o concelho de Estarreja e não só, a Rádio Voz da Ria (RVR) associa-se à Feira de Santo Amaro e, no dia 15 de Janeiro, a partir das 10h00, realizará um emissão em directo desde o recinto do certame. A relembrar tempos idos e a falar do presente, a RVR contará para o efeito com a presença do presidente da União das Freguesias de Beduído e Veiros bem assim como de outras figuras com ligações fortes à Feira e ao local da sua realização. A exemplo do ano passado, esta União das Freguesias, entidade promotora do evento, realiza, nos dias 13 e 14, uma feira gastronómica, concertos musicais e uma feira de antiguidades.



Mário Rui
___________________________ __________________________
 

Morreu o flautista barítono dos Moody Blues


Morreu o flautista barítono dos Moody Blues (DEP)
O músico e cantor Ray Thomas, um dos membros fundadores do grupo Moody Blues, morreu, na passada quinta-feira, aos 76 anos, em Inglaterra. Considerada a banda precursora do que veio a ser chamado de rock progressivo, o grupo Moody Blues comemorou no ano passado os 50 anos do lançamento da obra-prima “Days of Future Passed”, um dos melhores discos de rock de todos os tempos.
Mário Rui
___________________________ __________________________