quarta-feira, 11 de abril de 2018

20º Torneio Futebol Infantil “Cidade de Estarreja” - Páscoa 2018





 
 
 
Mário Rui
___________________________ __________________________

Por aí








Mário Rui
___________________________ __________________________

De onde saiam então mãos tão notáveis?


De onde saiam então mãos tão notáveis? Talvez de uma apaixonada e fraterna simpatia pelas artes manuais, talvez da força das circunstâncias, se calhar porque todos os dias, todas as horas, era a mesma intranquilidade, o mesmo sobressalto, a mesma incerteza do dia seguinte. Era assim, era! Era o passo lento mas firme de quem trabalhava, ainda que a jornada onerasse a idade mas sem que a vergasse e a jorna não compensasse. Tempos pretéritos, alegres, quem sabe, mas imperfeitos. Que distinções foram feitas a mãos desta seiva? Não muitas, mas há um severo princípio de honra, intransigente na sua lealdade ao labor manual desta gente, que a marcou para sempre. Foi a simplicidade do seu espírito de trabalho que nunca lhes deformou o carácter. Que sublime diferença e que pena que ela envelheça depressa, a diferença.
 

Mário Rui
___________________________ __________________________

Em baixo, os que deviam estar em cima, em cima, os que deviam estar em baixo!


Claro, claro que podemos mostrar muita alegria ou muita indignação por tudo o que o frívolo futebol possa encerrar, por tudo o que a má política possa produzir, por tudo o que a nossa pobre inteligência possa espargir. O problema é que afinal parece que regressámos aos tempos bíblicos, em que a inteligência e a sabedoria desciam, em línguas de fogo, sobre a cabeça resplandecente dos “escolhidos” dos deuses. Hoje, estamos como então. Nessas matérias, proliferam os sábios e até aspiram, não sendo isso proibido - mas deveria ser - ao louco sonho de quererem poisar nos astros. Os mais audazes até de uma pedra fazem uma estrela. Mas porra, não haverá por aí um destes sábios, só um, justo e honesto, baseado em insofismável e imperiosa necessidade social que nos ajude a lembrar o maldito xadrez em que vivem estes humanos? Não dá para opinar, gritar, escrever uma revolta contra a estupidez, os desmandos, as vilanias dos selvagens que matam com olímpico desdém? A nossa pobre inteligência não chega lá? Só vê péssimos futebóis e porcas políticas? Não dá para produzir assim um raciociniozinho, por pouco brilhante que seja, numa lógica e poder de convicção um tudo-nada superiores a isto? É que o que nos divide destas vítimas inocentes, é só uma razão de ordem intelectual e moral. E se a palavra foi dada aos racionais para lhes destapar o pensamento, pense-se então, não encubramos a desmedida avidez dos loucos. A Síria, como o futebol de que se fala a esmo, só tem cabeçudos jogadores que mais não veem do que as pedras do tabuleiro e as mil e uma combinações e imaginosos cálculos do jogo. Lançamo-nos, uns contra os outros, em ásperas, violentas, estéreis lutas de bola e politiquice como se do fim do mundo se tratasse. E a essas abrimos lealmente os braços, sem curar da sua procedência ou interesse. Sobre o genocídio na Síria, nem o seu certificado de registo criminal se nos aflorou, quanto mais falar dele, lembrá-lo sequer. Pobres vítimas! É provável, pois, que, a estas horas, já esteja em via de solução um "gravíssimo" problema de futebol. Quanto à Síria, ainda estamos a pensar se escrevemos, pensamos ou enfileiramos no silêncio. Eu acho que está a ganhar este último no assalto às posições dos selvagens que, assim, continuarão a matar descansados. Eles e a nossa cobarde quietude que não deixa que os denunciemos!
 

Mário Rui
___________________________ __________________________

Artes e ofícios


Artes e ofícios nascidos de mãos d’oiro que fizeram a história de fundação e fundamento de Pardilhó.
Mestre Zé Pitarma (José Duarte da Silva), já falecido, de Pardilhó-Estarreja, na sua actividade de carpinteiro naval.



Mário Rui
___________________________ __________________________

Estamos prevenidos



“Tiangong-1” - que muito apropriadamente(?) significa 'palácio celestial' - veículo espacial chinês, pode reentrar em Portugal, nomeadamente na região norte, entre o Porto e o Minho.


Mário Rui
___________________________ __________________________
 

Tontices


Tontices (LER AQUI)
Perder, jogar mal, ser-se espoliado de resultado justo, injustamente castigado, são tudo coisas dignas de crítica por banda de quem sente a sua cor clubística. Outra coisa é perceber que as consequências do que se diz fazem parte do significado das ideias que se guardam. A tontice, traduzida em palavras desta natureza e dirigida aos outros, para mim é um labirinto psicológico que dificilmente compreendo. Mas pronto, há idades na vida em que a cabeça sucumbe a qualquer choque de nada. Até decantar leva o seu tempo. Mas é pena para uma instituição tão nobre e respeitável como é o Sporting. Se estou preocupado com tudo isto? Estou! E por razões muito simples. É que se uns querem que acredite em todas as e-lérias que me impingem, com uma seriedade à altura das suas prosápias, vindas do meu clube, outros há a quem também não devo qualquer admiração pois tudo o que lhes falta é ter uma ideia ajuizada que produza um facto. Pobre futebol português!

 

Mário Rui
___________________________ __________________________