sexta-feira, 15 de março de 2013

Vaticano


















Peregrino quer Papa pobre e que fale do regresso de Cristo

Vestindo um hábito franciscano, Massimo Coppo, 64 anos, chamou a atenção de quem circulava pela Praça São Pedro.

Vestido com um hábito franciscano em juta, carregando um cajado, uma sacola pendurada nos ombros e com os pés descalços, Massimo Coppo, 64 anos, chamava a atenção de quem estava na Praça São Pedro durante a Santa Missa para a Eleição do Romano Pontífice, realizada na passada terça-feira, dia 12 de Março.

Ajoelhado, com os pés inchados e sob uma forte chuva, este peregrino veio de Assis, a 180 quilómetros de Roma, só para assistir ao anúncio do novo Papa. E apesar da aparência de maltrapilho, Massimo dava entrevistas a jornalistas do mundo inteiro - um deles chegou a ajoelhar-se ao seu lado para conseguir um melhor ângulo para a TV.

Na sacola trazia o livro que escreveu e que foi traduzido para português por uma admiradora que o conheceu em Assis: "Da terra de Assis o espírito de profecia sobre a queda da economia."

Falando fluentemente inglês e italiano, Massimo quer dar uma ‘volta’ aos fundamentos da Igreja, com um Pontífice “pobre e que se aproxime dos pobres, que fale de eternidade e inferno, do retorno de Cristo”. Decepcionado com a politização da Cúria Romana, o peregrino afirmava que o Conclave “não é uma eleição para um chefe de Estado, mas uma eleição que escolherá o chefe espiritual” dos católicos do mundo inteiro.

Mário Rui