sexta-feira, 9 de março de 2012

Que "ganda" filme. Pobre Europa, ao que te obrigaram...



O site do jornal britânico “Guardian” revelou esta semana que a UE teve que suspender a exibição do vídeo que acompanha este texto, já que as muitas críticas de que o mesmo promoveria o racismo, a tanto obrigaram.
O vídeo em causa traz à memória os jogos estilo “Street Fighter”, com uma mulher, loira por sinal, e com roupagem parecida com a da protagonista de “Kill Bill”. A cena passa-se num armazém, grande, e a tal mulher solitária. Ou estava, já que aos poucos é atormentada, ameaçada, por um “ninja” chinês, um indiano e um brasileiro (este fazendo movimentos de capoeira). Que tríade.

A mulher, entretanto feita lutadora, forma um círculo em redor dos seus oponentes. Surgem então as estrelas-símbolo da União Europeia e as legendas: “Quantos mais formos, mais fortes seremos”
Dizem eles, os tais mentores desta ideia peregrina, que o vídeo tinha como propósito os jovens entre os 16 e os 24 anos, familiarizados com a linguagem de vídeo-games, e que esse público-alvo recebeu bem a mensagem que gostariam de passar – a adesão de novos países à UE.

Para além de considerandos vários que possamos fazer, realmente este vídeo apareceu no momento certo. Onde estarão os ideólogos de tão “acertada” encenação? Mas que raio de “paulada” é que deu a esta gente? Então este é o momento oportuno para a apresentação de tão infeliz peça? Com a forte crise económica europeia que por aí vai, não reforça ainda mais a xonofobia contra os imigrantes?

Mesmo a mensagem de que são precisos mais países para tornar a União Europeia mais forte não é coerente com o momento de crise que a Europa atravessa. Trazer um país com estrutura problemática para a União Europeia só potencializa o risco de lidar com uma nova Grécia ou Portugal no futuro.

Mas nós, portugueses e europeus não percebemos nada de política. Tratada desta maneira, até nos pode ficar a ideia de que somos todos uns atrasados mentais. Lá, no parlamento de Estrasburgo, expressão democrática de 374 milhões de cidadãos, é que estão as mentes iluminadas que nos vão presenteando com filmes destes. Do tipo do vídeo ora surgido e de outros ainda mais incompreensíveis. Nem os jovens entre os 16 e os 24 anos o perceberam, quanto mais os outros mais velhos.

À beira destes político-realizadores, o João César Monteiro, aquele do filme a preto sem lugar a outras cores ou personagens, era um génio. Pobre Europa, ao que te obrigaram...


Mário Rui

Girl - The Beatles




Às vezes descobrir profundidade em certas coisas, pode ser uma simples canção, é uma qualidade algo incómoda. Não porque não gostemos do que nos chega aos ouvidos e nos inunda a cabeça, o coração e o mais que quiserem, mas porque faz com que se gastem incessantemente os olhos e que por fim se encontre sempre mais do que aquilo que se desejava.


Mário Rui

CSLSX - Keep On Shining



Vá lá, ponham os auscultadores e ouçam bem. Libertem-se de preconceitos musicais porque o som não tem barreiras. Já agora continuem a brilhar ...


Mário Rui