terça-feira, 24 de setembro de 2013

"O Poder Local do Estado Novo à Democracia: Presidentes de Câmara e Governadores Civis, 1936-2012".



Quem constitui o poder local em Portugal? Quais os grupos sócio profissionais que controlaram as câmaras municipais durante o Estado Novo, no período de transição de 1974-1976 e no período democrático? Qual a evolução do grupo dos presidentes de câmara e governadores civis e quais as diferenças nos critérios de recrutamento e acesso ao poder que foram introduzidas pela alteração do regime?
Para responder a estas questões realizei um trabalho intensivo de investigação e recolha de fontes que resultou numa base de dados com mais de 6.000 entradas respeitantes a 3.102 presidentes de câmara (e vice-presidentes, além de presidentes e vogais de comissões administrativas entre 1974 e 1976) e 402 governadores civis (e substitutos), cujas listas são publicadas neste livro de divulgação e análise do nível de poder político que mais próximo se encontra dos cidadãos.

Maria Antónia Pires de Almeida, PhD
Investigadora científica.

Mário Rui

Trapaceiros - o novo filme de Portas


Está bem lembrado, sim senhor.  E segundo ouvi dizer, Woody Allen repetirá o título do filme produzido em 2000; “Trapaceiros”. Só que agora em versão portuguesa e, obviamente, só com actores de cá. São os melhores, tendo em conta o argumento da película.


Mário Rui

Quem Escreve

  
QUEM ESCREVE
Quem escreve quer morrer, quer renascer
num ébrio barco de calma confiança.
Quem escreve quer dormir em ombros matinais ...
e na boca das coisas ser lágrima animal ...
ou o sorriso da árvore. Quem escreve
quer ser terra sobre terra, solidão
adorada, resplandecente, odor de morte
e o rumor do sol, a sede da serpente,
o sopro sobre o muro, as pedras sem caminho,
o negro meio-dia sobre os olhos.

António Ramos Rosa


Mário Rui