domingo, 7 de julho de 2013

Em Portugal há a pedra, falta saber se tem gás e vontade de ...

O gás de xisto está a mexer com o mundo. Em Portugal há a pedra, falta saber se tem gás - Dinheiro Vivo


Portugal ainda não se sabe se tem gás de xisto explorável e, mesmo que tenha, vão ser precisos bem mais de dez anos para o produzir. Então, porque não aproveitar o gás mais barato dos EUA que vai começar a ser exportado já a partir do próximo ano? Só isto podia fazer os preços descer, não para os três dólares, mas para cerca de nove. O problema é que, mais uma vez, no imediato é quase impossível.
“Há contratos de longo prazo com a Nigéria e Argélia que têm de ser pagos mesmo que não se levante o gás todo - que é o que está a acontecer porque o consumo desceu. Esses contratos não podem ser rasgados, por isso a Europa está entalada”, explica o presidente da Endesa em Portugal e ex-secretário de Estado da Energia.

Claro. Conforme o habitual: há contratos de longo prazo com a Nigéria e Argélia que têm de ser pagos mesmo que não se levante o gás todo - que é o que está a acontecer porque o consumo desceu. Esses contratos não podem ser rasgados. E, digo eu, há mais qualquer coisa que certamente impedirá esta exploração em Portugal, mas lá vem ‘ a Europa está entalada’. A desculpa não é muito diferente da habitualmente utilizada quando a coisa não convém a alguns... Depois chamem-me conspirador. Eu gosto do nome. É por esta e outras mais como esta que a América dá cartas à velha Europa aristocrática, caquética e sobretudo de vistas curtas. 

Mário Rui